quarta-feira, 28 de março de 2012

POLÍCIA AVISA DATENA SOBRE POSSÍVEL SEQUESTRO

A Polícia Militar (PM) descobriu, por meio do Disque-Denúncia, um plano para sequestrar o apresentador da TV Bandeirantes José Luiz Datena. Os criminosos queriam pegá-lo entre 20h30 e 22h desta quarta-feira, depois de ele apresentar o programa "Brasil Urgente". Uma emboscada foi preparada na Rodovia Castelo Branco porque Datena tem uma casa em Tamboré, Grande São Paulo, e devia passar pela estrada.

Os policiais do Serviço reservado da PM obtiveram os nomes de dois dos supostos envolvidos no plano - Wagner e Nélson. Eles usavam uma motocicleta Suzuki preta e um Ágile preto, com placas de Belém (PA), que foi roubado no dia 19 de março.

Datena foi avisado durante a manhã por uma coronel da PM, que deixou um recado em seu telefone celular. O apresentador decidiu mudar seu hábitos. Assim como seus familiares.

A polícia está investigando o caso e tentando localizar os suspeitos de envolvimento no plano, mas não sabe ainda o que motivaria os sequestradores. Existem as hipóteses de que o objetivo seria pedir resgate ou fazer alguma chantagem contra a rede de televisão, como a praticada no sequestro do repórter Guilherme Portanova, em 2006, por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) para obrigar a TV Globo a exibir um vídeo com mensagens da facção criminosa.

Fonte: IG

AMERICANO GANHA MANDÍBULA, DENTES E LÍNGUA EM TRANSPLANTE FACIAL

Médicos dos Estados Unidos realizaram o mais extenso transplante facial de que se tem notícia, dando ao paciente uma nova face com mandíbula, dentes e língua novos.

Os detalhes foram divulgados na última terça-feira pela Universidade de Maryland, onde a operação foi realizada.
Richard Norris, antes e depois do transplante (AFP)

Richard Lee Norris, o paciente de 37 anos, vivia em reclusão após ter sido severamente ferido por um acidente com uma arma de fogo em 1997, segundo a universidade. Até o transplante, ele só saía à rua usando máscara.

Ele havia perdido seus lábios e seu nariz no acidente e tinha movimentos limitados na boca.

A cirurgia durou 36 horas, entre 19 e 20 de março, mas é parte de uma série de transplantes que, em 72 horas, usaram órgãos de um doador em cinco pacientes, incluindo Norris.

O procedimento foi financiado pela Marinha norte-americana, que tem a expectativa de que as técnicas possam ser usadas para tratar soldados feridos no Iraque e no Afeganistão.

O governo dos EUA estima que mais de 200 militares feridos em guerra possam necessitar de transplantes faciais.

Volta à vida

Eduardo Rodríguez, chefe de cirurgia plástica reconstrutiva do centro de traumas do hospital da Universidade de Maryland, disse esperar que seu paciente possa agora voltar a viver normalmente.

"Nosso objetivo é restaurar as funções (motoras) e ter resultados estéticos satisfatórios", declarou.

A equipe de Rodríguez relata que agora Richard Lee Norris é capaz de escovar seus dentes e se barbear. Também recuperou sua habilidade de identificar cheiros.

Segundo a universidade, a cirurgia de Norris era discutida desde 2005, quando a França realizou o primeiro transplante facial da história, em uma mulher que havia sido atacada por um cachorro.

Em 2010, cirurgiões espanhóis realizaram o primeiro transplante facial completo.

Fonte: BBC Brasil

BUTANTAN COMEÇA A TESTAR EM HUMANOS A VACINA CONTRA A DENGUE

O Instituto Butantan vai iniciar até junho os ensaios clínicos da vacina contra dengue em humanos. O estudo, feito em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP), avaliará a segurança e a imunogenicidade (capacidade que uma substância tem de induzir uma reação de defesa do organismo contra determinada doença) da vacina, que é tetravalente, pois atua sobre os quatro tipos de vírus da dengue após a administração de apenas uma dose. A estimativa do instituto é que a vacina esteja disponível para a população em três anos.

Para os testes clínicos serão recrutados, a partir de abril, 300 voluntários de 18 e 50 anos de idade. Segundo o Butantan, os resultados dos testes de segurança serão obtidos logo no primeiro ano de análise, mas todos os voluntários serão acompanhados por um período de cinco anos após a vacinação.

“Esse é um passo muito importante para a saúde pública e para a ciência, representando um avanço significativo na prevenção da dengue. A vacina já se mostrou segura e imunogênica em estudos anteriores e esperamos obter o mesmo sucesso nessa nova etapa”, avaliou Alexander Precioso, diretor médico de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan.

Hoje (28), a Secretaria de Saúde paulista divulgou mais um balanço da doença em São Paulo. De acordo com os dados, o número de casos registrados entre 1º de janeiro e a semana passada caiu 93% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 2.247 casos autóctones (com transmissão dentro do estado) de dengue. No mesmo período do ano passado, houve 32.549 casos confirmados da doença.

Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, lidera o número de casos informados à secretaria pelo Sinan (408), seguida pelos municípios de Pontal (300) e Potim (200). As regiões do Vale do Paraíba, de Ribeirão Preto e Araraquara concentram 67% dos casos de dengue no estado, com 1.350 confirmações.

Até o momento, foi confirmada uma morte por dengue no município de Pontal, região de Ribeirão Preto, ocorrida em janeiro. No ano passado, 50 pessoas morreram por causa da doença. Em 2010, foram registradas 140 mortes dengue. Dos 645 municípios paulistas, 490 não registraram nenhum caso da dengue até agora.

Fonte: Agência Brasil

SITUAÇÃO DE DEMÓSTENES TORRES É PREOCUPANTE AFIRMA CORREGEDOR-GERAL DO SENADO

O corregedor-geral do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), definiu hoje (27) a situação do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) como “preocupante”. Rêgo aguarda que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhe para a corregedoria os indícios que tem sobre o envolvimento de Torres com o jogo do bicho em Goiás. Para ele, o ex-líder do DEM não conseguirá escapar de um julgamento político se o Supremo Tribunal Federal decidir acatar o pedido do procurador-geral e abrir um inquérito para investigá-lo.

Na opinião do corregedor-geral do Senado, embora Demóstenes Torres alegue que os grampos feitos pela Polícia Federal em seu telefone foram ilegais, do ponto de vista político eles podem complicar a situação do senador, se comprovarem as relações próximas do senador com o bicheiro preso na Operação Monte Carlo da Polícia Federal. “A acusação de ordem jurídica perde força e acusação de ordem política ganha força”, disse.

Caberá a Vital do Rêgo o encaminhamento de um pedido de abertura de processo no Conselho de Ética do Senado contra Demóstenes Torres se a documentação solicitada à Procuradoria-Geral da República confirmar que o senador recebia dinheiro do jogo do bicho.

Torres foi envolvido no escândalo depois que grampos feitos pela Polícia Federal vazaram para a imprensa e mostraram que o senador falava frequentemente com o bicheiro. Além disso, outras reportagens denunciaram que o senador goiano recebeu presentes e pediu dinheiro a Carlinhos Cachoeira e que mantinha um telefone habilitado nos Estados Unidos para falar com o empresário.

Apesar das denúncias, o corregedor procurou ser cauteloso e disse que ainda não tem os documentos para se manifestar sobre o caso. “A situação é preocupante, e a corregedoria só se manifestará quando receber os elementos que estão solicitados à Procuradoria-Geral da República”, declarou.

Mais cedo, Demóstenes Torres entregou carta na qual anuncia o seu afastamento da liderança do Democratas enquanto estiver se defendendo das acusações. Na nota, o senador diz que subirá à tribuna do Senado para responder aos questionamentos dos colegas tão logo tenha acesso ao conteúdo dos autos nos quais é acusado. Ele declara que é inocente e que, embora tenha tido amizade com Cachoeira, jamais participou de qualquer atividade ilícita.

Fonte: Jornal do Brasil

BRASIL LANCARÁ SATÉLITE PARA LEVAR BANDA LARGA A TODO O PAÍS

O Brasil prepara o lançamento de um satélite geoestacionário de comunicação para proporcionar banda larga a todos os municípios do país, anunciou nesta quarta-feira (28) em Nova Délhi o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp.

O país busca na Índia uma cooperação técnica para o satélite, cuja construção e lançamento, sob responsabilidade da Telebras e da Embraer, tem um custo avaliado de 750 milhões de reais (412 milhões de dólares). Apenas o lançamento custará 80 milhões de dólares.

"Vamos fazer um concurso internacional que abre a possibilidade a uma cooperação tecnológica importante", disse o ministro.

O satélite de comunicação dará opção a todos os municípios brasileiros a acessar a banda larga para os serviços de internet e telefonia móvel 3G.

Brasil, Índia e África do Sul - três integrantes do grupo dos emergentes Brics, ao lado de China e Rússia - também discutirão nos próximos dias o lançamento de outro satélite para a observação do clima no Atlântico Sul, o que permitirá fazer as medições necessárias para "entender as anomalias com o campo magnético terrestre que deixam passar as radiações ultravioletas".

Com a China, país com o qual mantém uma intensa cooperação desde os anos 80 - com o lançamento conjunto de três satélites -, o Brasil prevê o lançamento de um satélite este ano e outro em 2014, informou o ministro, que considera "estratégica" a cooperação Sul-Sul.

Raupp integra a delegação da presidente Dilma Rousseff na reunião de cúpula desta quarta-feira dos Brics na capital indiana.

Durante a visita bilateral à Índia na sexta-feira, Raupp assinará com as autoridades indianas um acordo para o programa "Ciências Sem Fronteiras", que permitirá o treinamento no exterior de estudantes e especialistas brasileiros nas áreas das ciências naturais e engenharia.

O programa já enviou 100.000 brasileiros ao exterior, em particular aos Estados Unidos (20.000), Alemanha (10.000) e França (8.000).

No caso da Índia, o Brasil espera estimular o intercâmbio nas áreas de tecnologia, saúde, em particular o combate a Aids, malária e turberculose, assim como a farmacêutica, a nanotecnologia e as ciências de forma geral.

Fonte: AFP

POLÍCIA CAPTURA DENTISTA ESTUPRADOR EM SANTA CATARINA

Agentes da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de São Bento do Sul, em Santa Catarina, capturaram nesta terça-feira um condenado pela Justiça de Mato Grosso a sete anos de prisão por estupro. De acordo com a polícia, Gilmar André Gawlinski, 46 anos, atuava como dentista e estava foragido há dois anos.

Gawlinsk, que não tinha registro profissional em Santa Catarina, foi preso em seu consultório no momento em que iria atender um cliente. No momento da prisão, ele negou-se a prestar informações aos policiais, sendo necessário realizar buscas em seu apartamento. No local, os agentes encontraram documentos que possibilitaram a identificação do criminoso.

A investigação da DIC durou cerca dois meses. Gawlinsk residia em São Bento do Sul há aproximadamente um ano e identificava-se como André Krzyaniak. Contra ele, havia em aberto dois mandados de prisão por Sentença Condenatória expedidos pela Justiça mato-grossense por dois estupros praticados em 2009.

Após a prisão, Gawlinsk foi conduzido ao Presídio Regional de Mafra e será encaminhado ao Estado de Mato Grosso.

Fonte: Terra

DILMA COMEMORA A CURA DO PRESIDENTE LULA

A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta quarta-feira que está muito feliz com a superação do câncer de laringe de seu antecessor no cargo e mentor Luiz Inácio Lula da Silva, notícia que ele mesmo se encarregou de transmitir a chefe de Estado. "Estou muito feliz. Está tudo superado", disse a presidente, antes de acrescentar que "(Lula) deve estar comemorando até agora".

A presidente, que está na Índia, comemorou a notícia do desaparecimento do câncer. Foto: Instituto Lula/Divulgação

"Ele me telefonou há um tempo", disse à imprensa, emocionada ao retornar do jantar que inaugurou a IV Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na capital indiana, Nova Délhi.

"De certa forma eu já esperava, mas ter a certeza é muito bom", disse a presidente, que também superou um câncer linfático diagnosticado em 2009, quando era ministra do governo de Lula.

"O tumor de laringe diagnosticado no ex-presidente brasileiro em outubro passado teve "uma remissão completa", disse nesta quarta-feira à AFP o porta-voz do Instituto Lula, José Chrispiniano. "Foram realizados exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia que mostram a ausência de tumor visível", confirmou também em um comunicado o hospital Sírio-Libanês, que atende o ex-presidente de 66 anos. Devido ao câncer, Lula foi submetido a três ciclos de quimioterapia e a 33 sessões de radioterapia.

Fonte: Terra