segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MOTOCICLISTA MORRE ATROPELADO POR CARRETA EM PEDÁGIO NA BR-324, NA BAHIA

Um motociclista de 33 anos morreu atropelado na manhã desta segunda-feira na praça de pedágio localizada no km 551 da rodovia BR-324, no município de Amélia Rodrigues, a 75 km de Salvador (BA). André Felipe Bene Barbosa trabalhava como gerente operacional da empresa Oi e se dirigia para a capital baiana quando foi atingido por uma carreta.

Pais da vítima foram ao local do acidente e se emocionaram ao reconhecer o corpo do filho. Foto: Luiz Tito/Agência A Tarde

O acidente aconteceu no momento em que a vítima esperava sentada na moto Honda 150 cilindradas a abertura da cancela da concessionária Via Bahia, no setor Via Fácil - pagamento de pedágio pré-pago. Atrás de André Felipe vinha uma carreta da empresa Brasil Ambiental Transportes de Máquinas, que não conseguiu parar e esmagou o corpo do motociclista, arrastando-o por cerca de 10 m. A motocicleta teve pequenos danos. Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Carlos Santos, o motorista da carreta, identificado como Richard Alves Vieira, 33 anos, fugiu do local do acidente.

De acordo com o inspetor, informações colhidas no local dão conta de que, no momento do acidente, por volta das 8h30, André estava questionando uma funcionária da ViaBahia sobre o fato de a cancela não abrir para ele seguir viagem. "Nesse momento, o sistema reconheceu a 'tag' da carreta que vinha logo atrás e abriu a cancela, dando trânsito livre ao seu condutor, que não conseguiu frear o veículo. Vale ressaltar que o serviço tag - compra pré-paga do pedágio, não funciona para motos", informou. O inspetor acrescentou que há suspeita de que a carga de britas transportada pela carreta excedia o limite permitido.

Avisados pela PRF, os pais de André, Ivanildo Barbosa e Maria Bernadete Cavalcante Bene Barbosa, estiveram no local do acidente. Sentado ao lado do corpo e alisando os seus cabelos, o pai dizia comovido: "já vi muitos acidentes, mas nunca esperava ver o meu filho morto. Deus sabe o que faz", disse. Familiares informaram que o jovem pilotava motos há muito tempo e nunca havia se envolvido em um acidente. "Ele era muito prudente", disse sua mãe. O jovem morava em Feira de Santana, era casado e deixa uma filha de 5 anos.

Por volta das 13h, o corpo foi removido para o Departamento de Policia Técnica do município de Santo Amaro, a 35 km do local do acidente, para passar por necropsia. A Via Bahia informou que no local passam em média 750 mil veículos por mês, sendo esse o primeiro acidente com morte.

Fonte: Terra

SUPOSTO ESTUPRO NO BBB12 VIRA CASO DE POLÍCIA

Segundo confirmou a assessoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro, uma equipe do 32ª Delegacia de Polícia, do bairro da Taquara, zona oeste da cidade, está na casa do BBB 12 para investigar o caso do suposto estupro praticado pelo participante Daniel na colega de confinamento Monique.

Polícia vai investigar o caso do suposto estupro de Monique. Foto: TV Globo/Divulgação

Após primeira festa desta edição do reality, os dois protagonizaram cenas quentes debaixo do edredom, mas o fato gerou polêmico quando internautas começaram a comentar que Monique estaria desacordada enquanto Daniel agia.

De acordo com a assessoria de imprensa, a equipe policial "está na casa para apurar o que teria acontecido e ouvir as partes envolvidas", ou seja, Monique e Daniel. Ainda segundo a polícia, "o exame de corpo de delito só será feito caso Monique confirme ter acontecido algo", assim como o inquérito, que só pode ser aberto com o consentimento da sister.

Pouco antes da polícia entrar na casa, Monique seguia intrigada com o alvoroço causado pelas cenas íntimas. Desde a hora em que a sister foi chamada novamente ao confessionário, o pay-per-view mostra apenas uma câmera da casa, voltada para a piscina.

Estupro de vulnerável 

Segundo o advogado Sergio Ribeiro, no caso, como Monique estava embriagada, ou seja, inconsciente, o inquérito policial pode ser aberto na categoria de "estupro de vulnerável" e, desta forma, tanto o Ministério Público quanto o delegado podem instaurá-lo.

Entenda o caso

A polêmica envolvendo Daniel e Monique começou na madrugada do dia 15 após a primeira festa da casa do BBB. No quarto, os dois protagonizaram cenas quentes embaixo do edredon, na mesma cama em que estava Rafa. Após alguns minutos Fael chega no quarto para se deitar em outra cama e os dois param de se beijar. Em seguida uma cena rápida mostra Daniel se mexendo embaixo do edredon e Monique aparentemente dormindo. Em seguida a cena é cortada.

A sequência desencadeou um grande alvoroço na opinião pública, que comentou o caso e protestou nas redes sociais. Algumas das acusações populares contra o modelo sugeriam um caso de abuso sexual e estupro. Já os defensores do brother diziam que a acusação era racista por Daniel ser negro.

No domingo (15) Monique foi chamada ao confessionário para prestar esclarecimentos. Na ocasião a gaúcha afirmou que ela e Daniel tinha se beijado e trocado carícias, mas disse que não havia feito sexo. Em conversa com Daniel os dois foram categóricos ao dizer que não fizeram sexo na casa. Em outras conversas ao longo do dia tanto Monique quanto Daniel demonstraram arrependimento.

O programa da noite de domingo, que formou o primeiro paredão da casa entre Jakeline e Analice, ainda exibiu cenas da festa e a troca de carícias entre Daniel e Monique. Entretanto, a edição não exibiu o trecho mais polêmico quando Daniel se mexe com Monique aparentemente dormindo. O apresentador Pedro Bial ainda brincou com os dois sobre as cenas mas o programa não citou a polêmica.

Na segunda-feira (16), a polêmica voltou e uma diligência policial, foi ao Projac, onde está situada a casa do BBB. No local, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio, o delegado titular da 32ª DP, situada em Taquara, zona oeste da cidade, Antonio Ricardo, abriu um registro de ocorrência para ouvir os envolvidos.

Monique foi chamada novamente ao confessionário sob o pretexto de um consulta com um dentista. O áudio da modelo gaúcha chegou a vazar em seu depoimento Monique voltou a negar que tenha feito sexo conscientemente com Daniel. "Só se ele fez comigo enquanto eu dormia. Mas aí ele seria muito mau caráter", chegou a afirmar a modelo.

Fonte: Terra

ECONOMIA VOLTA A CRESCER EM NOVEMBRO DE 2011

A atividade econômica voltou a crescer em novembro no Brasil, após três meses seguidos de retração, de acordo com o indicador divulgado há pouco pelo Banco Central, que mede o desempenho da economia. O índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou em novembro expansão de 1,15% na comparação com outubro, na série com ajuste sazonal. O dado sem ajuste mostrou queda de 0,16%.

Nos três meses anteriores, houve retração de 0,50% (outubro), queda de 0,06% (setembro) e baixa de 0,54% (agosto), sempre na comparação com o mês imediatamente anterior, conforme os dados revisados pelo BC da série dessazonalizada.

Os números observados - ou seja, sem o ajuste sazonal feito pelo BC - mostram um crescimento de 0,79% em novembro em relação ao mesmo mês de 2010. O resultado é pouco superior ao verificado em outubro (0,69%), mas está abaixo do registrado em todos os outros meses do ano passado. Em agosto e setembro, por exemplo, a expansão havia sido de 3,04% e 1,27% nesta comparação, respectivamente.

Nos 12 meses encerrados em novembro do ano passado, a economia brasileira acumulou um crescimento de 3,04%, de acordo com os dados da série ajustada. No acumulado de janeiro a novembro, o crescimento foi de 2,88%, com ajuste.

Fonte: Estadão

DESCOBERTO TÚMULO DE UMA CANTORA DO DEUS AMON-RÁ NO EGITO

Uma equipe de arqueólogos suíços descobriu o túmulo de uma cantora do deus Amon-Rá, da 22ª dinastia (712-945 a.C.), no vale dos Reis na cidade de Luxor, a 600 quilômetros do Cairo.

O Ministério de Estado para as Antiguidades do Egito anunciou neste domingo que os arqueólogos encontraram o sarcófago durante os trabalhos de limpeza de um corredor que leva ao túmulo de um faraó Tutmósis III (1490-1436 a.C.).

Nesse corredor, os especialistas encontram um poço que dá acesso a uma sala de sepultamento, onde a equipe suíça achou o sarcófago da cantora, conforme comunicado divulgado pelo Ministério.

O túmulo, de madeira e pintado de preto, tem escrituras em hieróglifo, que incluem o nome da artista "Ni Hems Bastet".

Os arqueólogos acharam ainda perto do túmulo do faraó um muro onde o nome da cantora também aparece inscrito.

A importância dessa descoberta, de acordo com as autoridades egípcias, é provar que no vale dos Reis, na margem ocidental do Nilo, que há sepulturas de outras personalidades da época da 22ª dinastia, além dos faraós. 

Fonte: Estadão

DESTROÇOS DE SATÉLITE RUSSO CAEM NO PACÍFICO, PRÓXIMO AO CHILE

Destroços da sonda Fobos-Grunt, que fracassou em sua missão de chegar a Marte, caíram na tarde deste domingo no Oceano Pacífico, próximo à costa do Chile.

A nave é uma das mais pesadas e mais tóxicas que já caíram na Terra, ainda que a agência espacial russa tenha dito que a maior parte do veículo tenha se incinerando na entrada da atmosfera.

De acordo com agências de notícias russas, os destroços caíram a cerca de 1.250 quilômetros da ilha Wellington, na costa sul do Chile.

Um dos últimos relatórios divulgados pela agência espacial russa antes da queda gerou temores na Argentina, pois dizia que ela poderia cair na cidade de Rosário, a 300 quilômetros da capital Buenos Aires.

De acordo com o órgão, o que sobraria da espaçonave ficaria dividido em 20 a 30 pedaços, com um peso total não superior a 200 quilos.

Missão ambiciosa 

A sonda foi lançada em novembro com o ambicioso objetivo de recolher rochas de uma lua de Marte e trazê-las de volta para a Terra.

No entanto, a Fobos-Grunt teve problemas logo após seu lançamento, a 345 quilômetros de sua base.

Esta é a terceira espaçonave importante a reentrar na atmosfera em quatro meses, após os retornos do satélite americano UARS, em setembro, e do telescópio alemão Rosat em outubro. Ambos caíram no oceano.

Fonte: BBC Brasil

THIAGO NEVES PROVOCA RACHA ENTRE FLAMENGO E FLUMINENSE

A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, ficou muito irritada com a atitude do Fluminense em entrar no negócio por Thiago Neves. Diante da iminente perda de um dos principais jogadores rubro-negros em 2011, a mandatária entrou em contato com o presidente do Tricolor das Laranjeiras, Peter Siemsen, para reclamar e tentar a última cartada para segurar o meia-atacante.

Thiago Neves defendeu o Flamengo e agora pode voltar ao Fluminense / Alexandre Loureiro/VIPCOMM

Na conversa, Patrícia Amorim avisou que a tendência será uma divisão para o projeto que teria parceria entre os dois clubes para a administração do Maracanã. Além disso, a dirigente do Clube da Gávea tem articulado com o Botafogo e Vasco a retirada do Fluminense na relação com os quatro grandes do futebol carioca, oficializada no ano passado. Os argumentos de Patrícia Amorim de nada adiantaram, já que o Flu espera um documento para anunciar de forma oficial a contratação de Thiago. 

Fonte: Band

SEXTO CORPO É ENCONTRADO EM NAVIO NAUFRAGADO NA ITÁLIA

Os bombeiros responsáveis pela busca de desaparecidos no navio de cruzeiro naufragado na costa italiana encontraram o corpo de uma sexta vítima na embarcação. Trata-se de um passageiro adulto, ainda não identificado. Ele foi encontrado em uma área não inundada, com um colete salva-vidas, de acordo com a agência italiana Ansa.

É a sexta vítima fatal confirmada após o naufrágio do navio. Foto: Reuters

A vítima, que utilizava colete salva-vidas, foi encontrada por bombeiros italianos durante a noite na parte do navio que ainda se encontra submersa. No domingo foram resgatados um casal sul-coreano em lua de mel e um tripulante da embarcação. Mergulhadores da polícia recuperaram os corpos de dois homens idosos, que estavam com coletes salva-vidas.

Segundo a mídia local, ainda há 14 pessoas desaparecidas, sendo nove passageiros, entre eles uma criança, e cinco membros da tripulação do Costa Concordia.

O Costa Concordia naufragou no final da noite de sexta-feira, quando tentou aproximar-se da ilha de Giglio, na costa ocidental italiana, na região da Toscana. O navio margeava a ilhota quando acertou uma rocha, sofreu pane elétrica e tombou.

Fonte: Terra

DEPOIS DE TREZE ANOS, ACUSADOS DE MATAR DEPUTADA CECI CUNHA SERÃO JULGADOS NESTA SEGUNDA-FEIRA

Está marcado para segunda-feira o júri popular do caso Ceci Cunha, deputada federal alagoana que foi morta a tiros na varanda da casa da irmã em 1998. De acordo com o Ministério Público, o crime teve motivação política, pois o primeiro suplente da vaga, o ex-deputado Talvane Albuquerque, queria ocupar o posto na Câmara dos Deputados para retardar o julgamento de outros processos a que respondia na Justiça.

A deputada foi assassinada em dezembro de 1998 pouco após ser diplomada no cargo. Ela visitava a irmã, que havia acabado de ganhar um bebê. Três assessores de Talvane invadiram a varanda onde todos conversavam e dispararam dezenas de tiros. Além de Ceci, foram mortos seu marido, o cunhado e a mãe do cunhado. Apenas a irmã da política e o bebê escaparam com vida.

Talvane assumiu a vaga de Ceci Cunha, mas foi cassado por quebra de decoro por suposto envolvimento com pistoleiros em 1999. Também são acusados os assessores de Talvane, considerados os executores do crime: Jadielson Barbosa da Silva, Alécio César Alves Vasco, José Alexandre dos Santos e Mendonça Medeiros da Silva. Todos respondem à Justiça em liberdade.

Hoje o processo reúne mais de 6 mil páginas, e a lenta tramitação foi motivada por sucessivos recursos da defesa, entre eles, o questionamento se o caso deveria ser julgado pela Justiça Estadual ou Federal. Depois de passar seis anos sob a responsabilidade estadual, hoje o processo tramita na esfera federal. A data do júri popular, sem possibilidade de novos recursos pleiteando o adiamento, foi marcada em novembro pelo juiz André Granja, da 1ª Vara Federal de Alagoas.

O julgamento começa a partir das 9h, no auditório da Justiça Federal em Alagoas, e será transmitido pela internet, no endereço http://www.jfal.jus.br/julgamento. Foram pré-selecionados 25 jurados, dos quais sete serão escolhidos por sorteio para compor o Tribunal do Júri.

A morte de Ceci Cunha é um dos 70 casos que integram o sistema Justiça Plena, da Corregedoria Nacional de Justiça. Desde 2010, o programa acompanha processos de repercussão social que caducam na Justiça brasileira e procura retirar os gargalos para que eles sejam finalmente julgados. O Justiça Plena é alimentado por diversos órgão ligados à Justiça, mas o caso Ceci Cunha foi anexado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte: Correio do Brasil

NO MÉXICO, 50 INDÍGENAS RARÁMURIS SE SUICIDARAM EM DEZEMBRO DE 2011

Cerca de 50 indígenas rarámuris se suicidaram em dezembro de 2011 na Serra Tarahumara do México pelo desespero de não poder alimentar seus filhos, disse no domingo Ramón Gardea, do sindicato Frente Organizada de Camponeses, embora o governo local tenha desmentido esta informação.

"As mulheres indígenas quando ficam quatro ou cinco dias sem poder dar comida aos seus filhos ficam tristes, e é tanta tristeza que até o dia 10 de dezembro (2011) 50 homens e mulheres, pensando que não têm nada para dar para seus filhos, se jogaram do barranco", disse Gardea a uma rede de televisão do estado de Chihuahua (norte), onde se localiza a serra Tarahumara.

Diante da falta de alimentos, os indígenas "se jogam do barranco, outros se enforcam", insistiu Gardea.

O líder camponês não informou quando foi registrado o primeiro suicídio dos indígenas, que têm como principais atividades econômicas a agricultura, a caça a manufatura de cestos, além da exploração florestal.

No entanto, o governo de Chihuahua desmentiu em um comunicado a informação sobre os suicídios.

Apenas "quem não conhece a idiossincrasia (dos indígenas rarámuris) poderia acreditar em semelhante versão. Sua formação na dureza da serra os faz homens e mulheres com um temperamento a toda prova", sustentou o governo.

Fonte: Jornal do Brasil

OPERADORA DO NAVIO NAUFRAGADO CULPA COMANDANTE POR ERROS GRAVES

A empresa que opera o navio que afundou na Itália afirmou, neste domingo, que investigações iniciais indicam que erros cometidos pelo capitão do cruzeiro causaram o acidente.

Schettino / Reuters
De acordo com a Costa Cruzeiros, Francesco Schettino teria conduzido a embarcação perto demais da costa, além de não seguir os procedimentos de segurança determinados pela empresa.

"Aparentemente, o comandante cometeu erros de julgamento que tiveram graves consequências", dizia o comunicado da empresa.

Schettino é suspeito de homicídio doloso (sem a intenção de matar) e nega todas as acusações. Ele está sendo questionado pela polícia e alega que o sistema de navegação não mostrava obstáculos no local do acidente.

O navio de cruzeiro - que levava mais de 4.200 pessoas - naufragou na noite de sexta-feira próximo à ilha de Giglio, na Toscana, após se chocar com uma rocha.

Até a noite deste domingo, autoridades italianas confirmavam a morte de cinco pessoas – outras 15 ainda estavam desaparecidas.

'Fomos os últimos'

Schettino negou as acusações de que teria deixado a embarcação sem prestar auxílio aos passageiros e afirmou que só deixou o navio após terminar o processo de retirada dos ocupantes.

Em uma entrevista transmitida pela TV italiana, ele foi questionado se seguiu a máxima de que "o capitão é o último a deixar o barco". "Fomos os últimos a deixar o navio", respondeu.

O capitão afirmou ainda que, de acordo com as informações de que tinha no momento do acidente, as rochas que provocaram a ruptura do casco do navio não foram detectadas pelo sistema de navegação automática da embarcação.

Segundo ele, as cartas náuticas não indicariam a presença de rochas no local. "Não deveríamos ter tido esse impacto', afirmou. “Pelas informações que tinha, estávamos a mais ou menos a 300 metros das rochas.”

Lua de mel

Neste domingo, os mergulhadores que vasculhavam a embarcação encontraram os dois corpos, de dois homens. Três corpos já haviam sido encontrados no sábado - de dois passageiros franceses e um tripulante peruano

Outras três pessoas haviam sido encontradas dentro do navio com vida: um casal sul-coreano em lua de mel e um tripulante, que sofreu ferimentos na perna.

A maioria dos ocupantes do navio era de italianos, alemães e franceses. Também havia 53 brasileiros a bordo, sendo 47 passageiros e seis tripulantes. Nenhum brasileiro ficou ferido e muitos já retornaram ao país.

Mergulhadores continuam tentando vasculhar as partes submersas do navio, que tombou lateralmente. A embarcação havia deixado o porto de Civitavecchia na manhã de sexta-feira para um cruzeiro de uma semana pelo mediterrâneo.

Caos

Muitos sobreviventes relataram cenas de pânico e muito falta de organização na retirada dos passageiros após o choque.

Alguns pularam na água gelada e nadaram os cerca de 300 metros que separavam a embarcação de terra firme. Outros se abrigaram no deck do navio e foram retirados de helicóptero.

Também houve relatos de que a tripulação não teria comunicado corretamente as instruções para a saída do navio.

Vários sobreviventes disseram que tiveram de engatinhar pelos corredores já inclinados e compararam o acidente ao naufrágio do Titanic, em 1912, no qual mais de 1.500 pessoas morreram.

Fonte: BBC Brasil

GOVERNO BRASILEIRO LANÇA PROGRAMA DE R$ 4 BILHÕES CONTRA A EPIDEMIA DO CRACK

O governo federal lançou nesta quarta-feira um programa de combate à epidemia de dependência do crack. São previstos investimento de R$ 4 bilhões até 2014, em ações de prevenção, tratamento médico e medidas de repressão ao tráfico.

O programa "Crack, é possível vencer" foi lançado pela presidente Dilma Rousseff em conjunto com os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Segundo informações da Agência Brasil, no eixo cuidado estão previstas iniciativas para ampliar a oferta de tratamento de saúde aos usuários de drogas e a qualificação de profissionais.

Outra ação na área de cuidado será a criação de enfermarias especializadas nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), com investimentos de R$ 670,6 milhões para a criação de 2.462 leitos exclusivos para usuário de drogas.

No eixo da prevenção serão capacitados 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares para atuarem na prevenção ao uso de drogas em 42 mil escolas públicas.

O governo também irá reforçar a ação policial nas fronteiras e nos centros consumidores.

Fonte: BBC Brasil