domingo, 10 de abril de 2011

FALCÃO É O NOVO TÉCNICO DO INTERNACIONAL

O Internacional confirmou na tarde deste domingo que Paulo Roberto Falcão é o novo técnico do time. O ídolo histórico do clube, que vinha atuando como comentaria da TV Globo, será apresentado oficialmente às 17h30 desta segunda-feira, quando irá conceder entrevista coletiva para explicar os motivos que o fizeram aceitar o novo desafio da sua carreira.

Falcão, de 57 anos, chega para substituir Celso Roth, demitido na última sexta-feira. Ao confirmar o seu novo treinador, o Inter destacou, em seu site oficial, que ele foi um dos principais jogadores revelados pelo clube.

Falcão estreou no time profissional do Inter em 1973 e defendeu a equipe por sete anos, tendo conquistado três Campeonatos Brasileiros, em 1975, 1976 e 1979, esse último de forma invicta, além de cinco Campeonatos Gaúchos, em 1973, 1974, 1975, 1976 e 1978.

Esta será a segunda passagem de Falcão pelo Inter como treinador. Em sua primeira, em 1993, ele dirigiu o clube em apenas 14 jogos, nos quais acumulou cinco vitórias, cinco derrotas e quatro empates.

Volante de classe e grande categoria nos tempos de jogador de futebol, fato que o fez disputar as Copas do Mundo de 1982 e 1986, ele se transferiu antes disso do Inter para a Roma, em 1980. Em 1983, ele foi campeão italiano e ganhou o apelido de Rei de Roma. O seu último clube como atleta foi o São Paulo, que defendeu em 1985 e 1986, sendo campeão paulista no primeiro destes anos.

Em 1990, Falcão chegou a assumir o comando técnico da seleção brasileira, mas teve vida curta na função, permanecendo nela apenas até o final da Copa América de 1991. Além disso, ele treinou o América do México e a seleção do Japão antes de acertar o retorno ao Inter como treinador em 1993.

O Inter não revelou detalhes do contrato que Falcão assinou com o time gaúcho, que tem como grande objetivo neste primeiro semestre a conquista do seu terceiro título da Copa Libertadores. Atual campeã sul-americano, a equipe volta a campo pela competição no próximo dia 19, contra o Emelec, no Beira-Rio, onde tentará garantir a liderança do Grupo 6, que no momento já pertence à ela. 

Fonte: Estadão

SEGUNDO TURNO NO PERU?

Pesquisas de boca de urna das eleições presidenciais do Peru indicam que Ollanta Humala, candidato nacionalista de esquerda, venceu o primeiro turno neste domingo.

Se o resultado das pesquisas for confirmado, Humala vai disputar o segundo turno com a parlamentar de direita Keiko Fujimori. Ela ficou em segundo lugar, com pequena vantagem sobre o terceiro colocado, mostraram três pesquisas de boca de urna após o fim do pleito.

Os candidatos à presidência do Peru, Ollanta Humala (esquerda) e Keiko Fujimori posam para fotos em votação

A sondagem Datum deu a Humala 33,8% dos votos, seguido de Fujimori com 21,3%. O ex-primeiro-ministro Pedro Pablo Kuczynski teve 19,5% e o ex-presidente Alejandro Toledo, 15,2%.

Pesquisa do instituto Ipsos mostrou Humala com 31,6%, Fujimori com 21,4%, Kuczynski com 19,2% e Toledo, 16,1%.

Sondagem CPI deu Humala com 33%, Fujimori com 22% e Kuczynski em terceiro com 19%.

Se nenhum candidato obtiver 50% dos votos na contagem final, os dois líderes disputarão o segundo turno em 5 de junho.

FAVORITO

Humala já era o favorito para liderar o primeiro turno das eleições presidenciais de hoje no Peru.

A principal dúvida era quem iria com ele para um segundo turno: Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000); o ex-presidente Alejandro Toledo ou o ex-ministro das Finanças Pedro Pablo Kuczynski.

Apesar de o Peru ter crescido a uma taxa chinesa de 7% nos últimos anos, a desigualdade de renda gerou insatisfação entre as camadas mais pobres, que apostam no candidato esquerdista.

E a oposição a Keiko e Humala, considerados populistas, está rachada.

O ex-presidente Toledo convocou os outros candidatos de centro-direita (PPK e o ex-prefeito de Lima Luis Castañeda) a unir-se contra ambos. Mas foi rechaçado.

A população de baixa renda se sente excluída do crescimento do país e reivindica maior participação na riqueza gerada pela exportação de recursos minerais.

Fonte: Folha

CIELO BATE PHELPS E LEVA O OURO

O brasileiro Cesar Cielo era o favorito, mas sentiu o cansaço nos últimos 15 metros da prova, quase foi alcançado, mas acabou levando o ouro com o tempo de 49s12.

O americano Michael Phelps, que havia virado os primeiros 50 m em quarto lugar, teve uma recuperação incrível e terminou com a prata com 49s48.

Nicholas Santos, com 50s10, conquistou o bronze.

"Nos últimos 15 m eu só pensava 'meu Deus, como isso dói'", brincou o brasileiro, que elogiou o poder de recuperação de Phelps na disputa.

"Eu só tentei ser positivo, aguentar a dor e usar ao máximo a minha técnica. Na fase de treino em que estou, com musculação e trabalho na água muito fortes, é difícil nadar rápido", disse após a prova.

Cielo já havia conquistado o ouro nos 50 m livre no GP de Michigan, em Ann Arbor, que faz parte da preparação para o Mundial de Xangai, em julho.

Antes de disputar os 100 m livres, Phelps também havia levado a prata nos 200 m medley, uma surpresa. Perdeu para Oussama Mellouli.

Já Ryan Lochte, melhor nadador de 2010, foi derrotado pelo compatriota Tyler Clay por mais de um corpo de vantagem nos 200 m costas.

OTAN DESTRÓI BASES DE KADAFI

Aviões da Otan (aliança militar ocidental) destruíram 25 tanques de tropas leais a Muammar Kadafi. Onze deles foram destruídos em uma estrada perto da cidade de Ajdabiya (leste da Líbia) e 14 próximos à Misrata (oeste), afirmou hoje (10) o general Charles Bouchard, comandante da operação da Aliança Atlântica.

"A situação em Ajdabiya e em particular em Misrata é desesperada para os líbios que têm sido brutalmente bombardeados pelo regime. Para contribuir para a proteção de civis, temos continuado a bombardear as forças do regime e destruímos 11 tanques perto de Ajdabiya e 14 hoje de manhã nas imediações de Misrata", disse o general em comunicado.

Pouco antes, um responsável da Otan que falava sob anonimato tinha afirmado que "a situação em Ajdabiya é desesperada e que as forças de Kadafi têm atacado a cidade com armas pesadas".

Misrata, a terceira cidade mais importante da Líbia, está cercada por forças leais a Kadafi há mais de um mês. Na sexta-feira e no sábado, a Otan já tinha destruído 15 tanques das tropas do líder líbio próximo à cidade.

A Otan assumiu o comando das operações aéreas na Líbia no dia 31 de março em substituição aos Estados Unidos, mas, nos últimos dias, os rebeldes têm criticado a aliança, acusando-a de não fazer o suficiente para proteger a população de Misrata.

Fonte: Jornal do Brasil

PENSANDO EM REELEIÇÃO OBAMA QUER REDUZIR DÉFICIT

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama, vai lançar proposta para a redução do déficit norte-americano de longo prazo ainda nesta semana, disse o conselheiro David Plouffe neste domingo. Em meio à pior crise política de seu mandato, Obama vai analisar o Medicare e o Medicaid, programas de saúde do governo para os idosos e os pobres, para “ver que tipo de economia” é possível, disse Plouffe ao programa Meet the Press, do canal NBC.

Um oficial da Casa Branca disse que o discurso de Obama deve acontecer na quarta-feira. Obama e os líderes do Congresso norte-americano chegaram a um acordo na semana passada em torno do orçamento que evitou a paralisação do governo. O acordo, porém, abriu caminho para um corte maior nos gastos.

Acordo forçado

Obama e os líderes do congresso norte-americano chegaram a um acordo de última hora em torno do Orçamento, na noite de sexta-feira, que evitou a paralisação do governo. Faltando pouco tempo para a meia-noite, quando vencia o prazo para a decisão, Democratas e Republicanos chegaram a um compromisso em torno de um plano para cortar US$ 37,8 bilhões em gastos até o fim do ano fiscal.

Para evitar a paralisação do governo até a votação do acordo, eles aprovaram também um fundo provisório de sete dias para manter as agências federais funcionando na próxima semana até que o entendimento entre os dois partidos seja formalizado. O acordo para o restante do ano fiscal, fechado após dias de negociações tensas, vai gerar o maior corte doméstico de despesas na história dos Estados Unidos. É uma vitória dos republicanos, que conquistaram o controle da Casa dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados) em novembro passado.

O Goldman Sachs havia estimado que uma eventual paralisação do governo dos EUA por mais de uma semana poderia custar à economia US$ 8 bilhões.

– Como em qualquer compromisso que valha a pena, ambos os lados tiveram de tomar decisões duras e ceder em temas que eram importantes a eles – declarou o presidente Obama.

O porta-voz da Casa dos Representantes, John Boehner, disse aos jornalistas que os lados chegaram a “um acordo que vai, de fato, cortar os gastos e manter o governo funcionando”.

Fonte: Correio do Brasil

DILMA NA CHINA

A presidenta Dilma Rousseff desembarca nesta segunda-feira, em Pequim, para uma visita à China, onde permanece até o dia 18. É a terceira viagem internacional da presidenta e a primeira à Ásia. Em pauta, discussões econômicas e comerciais, assim como política internacional e direitos humanos, além de questões sociais. Um dos esforços de Dilma é ampliar e diversificar o acesso de produtos brasileiros na China – a segunda maior economia do mundo.

Dilma visita a China acompanhada por uma comitiva de ministros e de 250 empresários que representam distintos setores da economia, inclusive, o de ciência e tecnologia. Na China, Dilma terá reuniões com o presidente Hu Jintao, e o primeiro-ministro Wen Jiabao. Para os empresários brasileiros, o mercado chinês é fundamental, mas eles também cobram limites para as importações oriundas da China.

Segundo os empresários, os baixos preços dos produtos chineses impedem a competição dos produtos nacionais. Em 2009, a China superou os Estados Unidos como parceiro comercial do Brasil. Nos últimos dois anos, houve um aumento de 45% nas relações comerciais entre os dois países.

Em 2010, as exportações do Brasil para a China atingiram US$ 30,7 bilhões. Em geral, as exportações do Brasil para a China são baseadas nos recursos minerais e na soja registrando superávit – em favor do Brasil – de US$ 5 bilhões.

De acordo com os negociadores brasileiros, uma das expectativas é aumentar a exportação de carne para a China. O Brasil é o maior exportador de carne do mundo. Porém, a tendência, segundo eles, é ampliar as negociações relativas aos produtos de valor agregado do Brasil. Paralelamente, os países que integram o Bric – Brasil, Rússia, Índia e China – têm reuniões na China.

Na semana passada, o porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena Soares, disse que a expectativa da viagem é que as conversas levem à abertura de oportunidades em vários setores do comércio na China. Baena Soares citou áreas que envolvem carne de porco, frutas e outros.

Conselho de Segurança

A expectativa da presidenta Dilma Rousseff de obter apoio da China em favor da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do ingresso do Brasil como membro permanente do órgão pode ser parcialmente frustrado. O embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi, disse que a falta de consenso em torno da proposta deve adiar quaisquer decisões sobre o tema. Segundo Xiaoqi, o assunto ainda precisa de mais tempo para discussão.

– Da parte da China, acreditamos que, enquanto houver divergências, será preciso ter mais diálogo e consultas. (A precipitação) vai afetar a solidariedade e a unidade dos membros da ONU e isso não vai beneficiar a parte alguma – disse.

Ao passar pelo Brasil, no mês passado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ser favorável à reforma do Conselho de Segurança, mas não sinalizou que apoiará o pleito brasileiro. O assunto deve ser tema da reunião de Dilma com o presidente chinês, Hu Jintao, e o primeiro-ministro Wen Jiabao.

No Conselho de Segurança, os cinco membros permanentes são Estados Unidos, Rússia, China, França e Inglaterra. Os que detêm assentos rotativos são Brasil, Turquia, Bósnia Herzegovina, Gabão, Nigéria, Áustria, Japão, México, Líbano e Uganda. Há várias propostas para a reforma do órgão em discussão. Para o Brasil, o ideal é aumentar de 15 para 25 vagas – das quais 11 deverão ser ocupadas de forma permanente.

Raro déficit comercial

No campo econômico, a presidenta brasileira desembarca na China em um momento em que o país registrou um raro déficit comercial no primeiro trimestre do ano, em um contexto de vigor na economia doméstica e aumento global nos preços das commodities. O Brasil é um dos maiores fornecedores de matérias-primas para os chineses. Segundo informações da administração aduaneira chinesa, divulgadas neste domingo, de janeiro a março as importações chineses superaram as exportações em 1,02 bilhão de dólares, fazendo com que o país tivesse seu primeiro déficit comercial trimestral desde 2004.

Os números do comércio exterior mostram que a economia da China pode estar evoluindo para uma direção mais sustentável, por se tornar menos dependente das exportações, disse Isaac Meng, economista do BNP Paribas, em Pequim.

Em março, isoladamente, a China teve um pequeno superávit de 140 milhões, enquanto em fevereiro o déficit havia sido de 7,3 bilhões. As exportações chinesas cresceram 35,8% em março em relação ao mesmo mês no ano passado, enquanto as importações aumentaram 27,3% na mesma comparação.

O déficit comercial chinês no primeiro trimestre tem um componente sazonal, uma vez que as exportações normalmente são mais fracas no início do ano.

Fonte: Correio do Brasil

NA GRÉCIA DILMA DISCUTE BIOCOMBUSTÍVEIS

Antes de ir para a China, onde ficará até o dia 18, a presidenta Dilma Rousseff fez uma escala em Atenas, na Grécia. Durante a parada, na véspera, a presidenta foi recebida pelo primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou.

Dilma e Papandreou
De acordo com o Blog do Planalto, da Presidência da República, Dilma e Papandreu conversaram durante 30 minutos e discutiram a situação financeira da Grécia, o sistema elétrico brasileiro e o enfrentamento, por parte do Brasil, da crise financeira mundial de 2008.

O primeiro-ministro grego também ficou interessado na produção de biocombustíveis, na atuação da Petrobras e em projetos agrícolas desenvolvidos pelo Brasil.

Fonte: Correio do Brasil

FORAGIDOS ENVOLVIDOS NO ATENTADO CONTRA DESEMBARGADOR EM SERGIPE SÃO MORTOS NA BAHIA

Três homens procurados por envolvimento no atentado contra o desembargador Luiz Mendonça, presidente do Tribunal Regional Eleitoral e Sergipe (TRE/SE), no dia 18 de agosto de 2010, em Aracaju, foram mortos na manhã deste domingo, 10, durante uma operação policial na cidade de Barreiras (a 858 km de Salvador), no oeste do Estado.

Floro Calheiros Barbosa, Lucas Calheiros Barbosa e Rafael Costa Borges morreram em confronto com policiais militares e rodoviários federais, por volta das 9h, depois de furar o bloqueio na BR-242, em frente do posto da PRF de Barreiras. Com um pneu furado, eles pararam cerca de 300m e entraram num matagal, onde foram mortos após troca de tiros.

Floro, que estava foragido da Justiça sergipana há cerca de 3 anos, foi localizado e cercado no sábado, 9, na sua fazenda na zona rural de Gurupi, em Tocantins. Em troca de tiros, o filho de Floro, Fábio Calheiros Barbosa, foi baleado e socorrido ao Hospital Regional de Gurupi, sendo transferido posteriormente, com escolta da polícia federal, para a cidade de Palmas. Conhecido como Bala, um funcionário da confiança de Floro, também foi detido.

Em uma caminhonete Mitsubishi blindada, Floro e os dois sobrinhos fugiram em direção à Bahia. Avisados pela polícia do Tocantins, a PM, com o apoio da PRF, organizou um cerco na tentativa de capiturá-los. O veículo, com marcas de balas, está no pátio do Complexo Policial de Barreiras.

Fonte: A Tarde