sexta-feira, 25 de março de 2011

ADRIANO NO CORINTHIANS

O Imperador voltou, mas desta vez o destino não foi o Rio de Janeiro. Irritado com a demora e com as declarações da diretoria do se clube de coração, o atacante cedeu aos apelos e acertou com o Corinthians. Agora, ele terminará o processo de recuperação de uma cirurgia no ombro direito e se incorporará ao elenco alvinegro.A apresentação deve ocorrer na terça-feira. A informação é do jornal Marca Brasil. 
No Timão, Adriano não deve ter moleza. Especula-se que o clube tenha proposto um contrato de risco, com validade até o fim deste ano e opção de renovação por mais um. Ele receberia cerca de R$500 mil por mês e um bônus se o seu desempenho for considerado satisfatório. 
O valor extra seria pago pelo patrocinador, que acredita que sua vinda aumentaria a exposição da marca na mídia. Multas pesadas e até a possibilidade de rescisão - sem ônus para o Corinthians- estão previstas, no caso de indisciplina.
Apesar das cláusulas, a fama de “garoto problema” - que o afastou do mercado europeu e de diversos outros times do Brasil - não parece preocupar tanto. Ao menos essa é a opinião do elenco do Parque São Jorge. Nesta quinta-feira, importantes jogadores do clube saíram em defesa do novo companheiro. O atacante Jorge Henrique, por exemplo, afirmou só temer perder a vaga de titular.  
“Não é laranja podre. O Ronaldo nos ajudou bastante e ele, se vier, vai ajudar também. O único problema é que alguém vai ter de sair para o Adriano entrar. Se for eu, tudo bem. Vou trabalhar para voltar ao time”, afirmou.
O zagueiro Leandro Castán concorda. “O Adriano dispensa comentários por tudo o que já fez no futebol. Todos que chegam aqui são acolhidos e ele será mais um”, garantiu.
O Timão é o sétimo clube da carreira de Adriano. Ele começou no Flamengo, onde, em suas duas passagens, conquistou dois campeonatos cariocas, uma Copa dos Campeões (2001), e o Brasileirão de 2009. 
No futebol europeu jogou por Fiorentina, Parma e Internazionale. No clube milanês se consagrou. Levantou quatro campeonatos italianos, duas Copas da Itália, duas Supercopas e ganhou o apelido de Imperador. 
As boas atuações fizeram com que fosse convocado para a seleção brasileira. Com a camisa canarinho, disputou 48 partidas e marcou 27 gols, sendo dois na Copa do Mundo de 2006. Venceu a Copa América de 2004 e a Copa das Confederações de 2006.Passou ainda por São Paulo e Roma, mas sem o mesmo brilho.
Fonte: Jornal do Brasil

COALIZÃO SEGUE ATACANDO A LÍBIA

Os ataques das forças de coalizão enfraqueceram as forças leais ao ditador líbio, Muamdar Gaddafi, declarou nesta sexta-feira um alto funcionário do Pentágono, o vice-almirante Bill Gortney. Segundo ele, devido ao enfraquecimento, o ditador agora fornece armas a "voluntários" civis para que confrontem os rebeldes.

"Recebemos informações de que [Gaddafi] começou a armar o que chama de voluntários para combaterem a oposição", afirmou Gortney, do Estado-Maior americano, em uma coletiva à imprensa.

"Não estou certo de que sejam realmente voluntários, e também não sei quantos ele vai conseguir recrutar, mas considero revelador que ele julgue necessário buscar reforços entre os civis", acrescentou.

O Exército líbio está bastante prejudicado, de acordo com o vice-almirante: "Gaddafi quase não tem mais defesa anti-aérea e conta com uma capacidade reduzida de comandar e apoiar suas tropas em solo".

"Seus aviões não podem mais voar, seus navios permanecem no porto, seus depósitos de munições continuam a ser destruídos, as torres de comunicação foram abatidas, os bunkers de comando foram inutilizados", explicou o vice-almirante.

Forças da coalizão lançaram 16 mísseis de cruzeiro Tomahawk e realizaram 153 incursões aéreas sobre a Líbia nas últimas 24 horas, visando atingir a artilharia e as infra-estruturas de comando das forças leais ao ditador Muammar Gaddafi, disse uma porta-voz do Exército norte-americano nesta sexta-feira.

Além dos Tomahawks, as forças da coalizão usaram quatro JDAMs -- bombas guiadas por GPS -- contra as forças militares do ditador, segundo Nicole Dalrymple, porta-voz do Comando para a África dos Estados Unidos, sediado na Alemanha.

Um avião norte-americano realizou 67 incursões aéreas, enquanto as outras 86 foram realizadas pelas outras equipes da coalizão. Os números registrados para um período de 24 horas até às 3h (horário de Brasília), disse Dalyrymple.

AVIÕES

Aviões ocidentais sobrevoaram Ajdabiyah (leste de Trípoli) nesta sexta-feira, e segundo rebeldes, bombarderaram as forças de Gaddafi na região.

Duas fortes explosões foram ouvidas perto da cidade, que é controlada pelos partidários do ditador, e foram observadas grandes colunas de fumaça. Não foi possível, no entanto, determinar a origem das explosões.

Segundo depoimentos de testemunhas ouvidas pela France Presse, rebeldes executam ataques cada vez mais frequentes na região de Ajdabiyah, tentando recuperar o controle da cidade estratégica, que fica 160 quilômetros ao sul de Benghazi, principal reduto dos insurgentes.

Cerca de 2.000 fieis compareceram às orações de sexta-feira em Benghazi. O imã que liderou a reza pediu solidariedade aos moradores das cidades controladas por Gaddafi, e disse que a revolta popular será bem-sucedida. "A nova Líbia deve ser democrática. Não precisamos de um novo Gaddafi", disse o líder religioso.

SEQUESTROS

Também hoje, um porta-voz rebeldes disse que forças do governo líbio sequestraram e espancaram moradores de Zawiyah desde que recapturaram a cidade próxima da capital, Trípoli, há duas semanas.

"Os batalhões (de Gaddafi) montaram barreiras em cada esquina e rua da cidade," disse, por telefone, o porta-voz Ibrahim, em Zawiyah.

"Eles sequestram homens jovens ou velhos, qualquer pessoa que tenha menos de 50 ou 60 anos, quer seja um engenheiro ou um simples operário da construção, e as pessoas são levadas para um lugar desconhecido," disse o porta-voz, pedindo para ser identificado apenas pelo primeiro nome.

"Milhares de pessoas desapareceram assim desde que os batalhões tomaram a cidade," disse ele à Reuters nesta sexta-feira.

Não foi possível confirmar independentemente o relato, já que o governo líbio restringe os movimentos nos territórios que controla.

Mohsen, de 35 anos, que na quarta-feira fugiu de Zawiyah, cidade a 50 quilômetros a oeste de Trípoli, também falou em sequestros e espancamentos.

"As lojas estão fechadas, e a situação humanitária está muito ruim. Os moradores têm medo de sair de casa. Há sequestros e espancamentos a toda hora," disse Mohsen.

NEGOCIAÇÕES

Em Benghazi, o porta-voz dos rebeldes, Mustafa Geriani, afirmou que o regime de Gaddafi tentou em várias ocasiões negociar com os opositores, mas que eles sempre o rechaçaram.

"Sempre pedimos que primeiro parem com os assassinatos para se sentar à mesa para dialogar", disse.

Ele negou ainda que se tenha tido conversas com chefes tribais e que vão iniciá-las.

Ele afirmou ainda que o saldo de até 10 mil mortos nos confrontos pode ser maior. "Deve-se ver quando estes tipos forem embora, porque, por exemplo em Trípoli, de onde não temos dados, sabemos que 1.200 pessoas foram sequestradas em suas casas --ativistas políticos e gente originária de Benghazi-- e podem ser usadas como escudos humanos".

Ele lembrou ainda que em Benghazi, somente no final de semana passado, morreram 120 pessoas durante os confrontos.

Fonte: Folha

AUMENTA O NÚMERO DE MORTOS NO JAPÃO

O número de mortos confirmados no terremoto e tsunami que varreram em 11 de março a costa nordeste do Japão supera os 10 mil, duas semanas após a catástrofe, informou nesta sexta-feira a polícia japonesa.

Segundo o último boletim da polícia, publicado às 11h local, a catástrofe deixou 10.035 mortos confirmados, 17.443 desaparecidos e 2.775 feridos. O boletim precedente, emitido na noite de quinta-feira, informava 9.811 mortes confirmadas e 17.541 desaparecidos.

Cerca de 250 mil pessoas foram obrigadas a sair de suas casas e estão alojadas em abrigos temporários disponibilizados pelo governo. As três províncias mais afetadas são Miyagi, Iwate e Fukushima. Segundo dados da polícia, há pelo menos 18 mil casas destruídas e 130 mil edifícios danificados, principalmente nas áreas litorâneas do nordeste.

Desde o terremoto do dia 11, o Japão já foi atingido por 700 réplicas. Quase todo dia o país é sacudido por um tremor de magnitude 6.

Enquanto isso, operários e militares trabalham para tentar controlar a situação na usina nuclear de Fukushima, que ficou sem a eletricidade necessária para resfriar seus reatores.

Fonte: Jornal do Brasil

EURO AMEAÇADO COM A RENÚNCIA DE SÓCRATES

A renúncia do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, trouxe mais tensão ao encontro de cúpula dos líderes da União Europeia (UE), que começa em Bruxelas. Originalmente organizado para finalizar um acordo de sustentação do euro, o encontro deverá ser dominado pela nova situação em Portugal.

Sócrates anunciou que deixará o posto, após o Parlamento ter barrado o seu plano de austeridade, elaborado para evitar o pedido externo de ajuda financeira. O premiê permanece interinamente no cargo e participará do encontro de líderes da UE em Bruxelas.

José Sócrates

Sócrates é contra um pedido de auxílio financeiro à UE e ao FMI e deixou claro que pretende manter essa posição até a formação de um novo governo. Portugal se encontra numa profunda crise financeira. Em 2009 o déficit público chegou ao nível recorde de 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

– Esta crise terá consequências muito sérias em termos da confiança que Portugal precisa desfrutar diante das instituições e mercados financeiros. Então, de agora em diante, aqueles que provocaram essa situação serão responsáveis por essas consequências, disse Sócrates ao anunciar sua renúncia.

Diante da nova crise, é provável que aumente ainda mais a pressão por parte dos outros líderes da UE para que o governo português encaminhe um pedido de socorro financeiro internacional.

Os chefes de Estado da União Europeia querem substituir um plano de resgate emergencial por um fundo permanente em 2013. Esse fundo implicaria um aumento da disciplina orçamentária dos Estados. O bloco quer ainda trabalhar na convergência de políticas econômicas entre as 17 nações da zona do euro.

A expectativa, no entanto, é que os líderes europeus não cheguem a uma decisão final sobre como exatamente vai se alcançar o desejado valor de 440 bilhões de euros do fundo. Os acertos sobre esse ponto deverão ocorrer apenas em meados do ano, provavelmente na cúpula marcada para o fim de junho.

A incerteza que ronda Portugal pode ameaçar, novamente, a estabilidade da moeda comum. Depois de Grécia e Irlanda, os portugueses devem seguir a recomendação do bloco e pedir ajuda financeira para evitar um maior enfraquecimento do euro.

Os juros pagos pelo governo português para emitir títulos da dívida aumentaram nos últimos meses com a crise da dívida do país. Pelos títulos de dez anos, são pagos 7,8% desde o início deste mês, o que é considerado insustentável pelos economistas.

Lisboa precisa refinanciar já em abril 4,5 bilhões de euros da sua dívida. Estima-se que o país precise de um socorro entre 60 bilhões e 80 bilhões de euros.

O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, iniciará diálogo com todos os partidos, mas a criação de um novo governo deve demorar. É provável que o atual Parlamento seja dissolvido e que novas eleições sejam convocadas. Ate lá, a atual administração será mantida para garantir o funcionamento do Estado.

Ajuda dos vizinhos

É improvável que Portugal peça um pacote de resgate financeiro durante a cúpula de líderes da União Europeia que começa nesta quinta-feira, mas essa possibilidade não pode ser descartada, disse uma autoridade da UE. A autoridade, que não quis ser identificada na matéria, disse que os Estados-membros da UE estão pressionando Lisboa para pedir ajuda externa, temendo que uma resistência continuada possa pôr em risco a estabilidade dos 17 países da zona do euro. Mas, segundo a fonte, não havia começado nenhuma negociação de resgate.

Questionada se o primeiro-ministro encarregado português, José Sócrates, pediria um resgate na cúpula, a fonte disse:

– Eu ficaria surpreso. Há dúvida sobre se ele tem direito de mandato para fazer isso … Mas eu não descartaria.

Se Portugal pedir ajuda da UE e do Fundo Monetário Internacional (FMI), um número realista para o pacote seria de 80 bilhões de euros, confirmou a fonte.

Fonte: Correio do Brasil

JÁ SÃO MAIS DE 8.000 OS MORTOS NA LÍBIA

Entre 8.000 e 10.000 pessoas morreram na Líbia desde o início da revolta contra o líder Muammar Kadafi, segundo cálculos divulgados hoje pelos rebeldes em Benghazi, capital dos revolucionários.

O porta-voz dos rebeldes, Mustafa Geriani, disse em declarações aos jornalistas que não descartam que o número possa ser superior.

O cadáver de um homem permanece na estrada, na entrada principal a Ajdabiya (Líbia). EFE  Em 24/03/2011
Fonte: EFE

CRESCE A POPULAÇÃO HISPÂNICA NOS ESTADOS UNIDOS

A população hispânica nos Estados Unidos registrou um impressionante salto na última década, e cresceu para 50,4 milhões, consolidando-se como a primeira minoria do país, com 16,3% do total da população, segundo cifras divulgadas nesta quinta-feira pelo Censo.

Desde o último censo, em 2000, a população hispânica subiu 43%, passando de 35,3 milhões aos atuais 50,4 milhões, o que significa que atualmente um em cada seis americanos é hispânico.

Os hispânicos superaram a maior minoria do país, a população negra, que atualmente é de 37,6 milhões, representando 12,2% da população dos Estados Unidos, que supera os 308 milhões de habitantes.

Fonte: AFP

PV RACHADO

Após deixar o PT e concorrer às eleições presidenciais pelo Partido Verde, ex- senadora Marina Silva lidera um movimento para renovar a direção do PV. Na quinta-feira à noite, ela alertou que a legenda não pode ter "donos" e disse que não pretende sair do partido.

Com a bandeira de quase 20 milhões de votos, Marina reuniu perto de cem lideranças do PV em São Paulo, incluindo oito dos 14 deputados federais, presidentes de diretórios estaduais e candidatos a governador derrotados nas eleições do ano passado, como Fábio Feldmann (SP).

No movimento autodenominado "Transição Democrática", todos os discursos apelaram por democracia na legenda, presidida há 12 anos pelo deputado José Luiz Penna (SP), ausente da reunião.

"Que tal fazermos a reforma política, começando pelo nosso próprio partido", discursou Marina, ao dizer que trata-se de "um processo generoso e sem donos", enquanto esclarecia que não quer cargos na direção.

Em artigo divulgado em seu portal também na quinta, a ex-senadora se voltou contra o comando da legenda. "Não creio que o aprofundamento da democracia possa ser feito através da supressão, mesmo que temporária, da pouca democracia ainda existente."

No texto, ela afirma seu desejo "de ficar neste Partido Verde contribuindo para o seu crescimento e qualidade política", apesar das especulações de que todo o grupo trabalha com a ideia de fundar uma nova legenda.

Em tom bem acima do de Marina, Fernando Gabeira, candidato derrotado ao governo do Rio e um dos históricos do partido, afirmou no ato que o PV "não pode ser feudo de ninguém" e disse que a única atividade do comando e "é sentar em cima da bandeira do partido".

Ainda assim, na saída, disse a jornalistas que pretende atuar como ponte entre os dois lados. "Num partido de 25 anos, no primeiro arranca-rabo vamos dizer que vamos embora?", questionou.

Um dos mais incisivos do grupo, o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) acusou a direção de exercer um "clima de truculência e intimidação generalizada".

O grupo tem pressa. Tendo em vista a eleição municipal do ano que vem, pretende realizar uma convenção no máximo em agosto. Para isso, luta contra a aprovação pela direção nacional, neste mês, da prorrogação do mandato de Penna por mais um ano.

O secretário do Verde do município de São Paulo, Eduardo Jorge (PV), já foi citado pelo prefeito Gilberto Kassab como uma das opções de seu novo partido, o PSD, para concorrer à sua sucessão em 2012.

O grupo pretende realizar ainda uma campanha de filiação e um recadastramento dos atuais filiados e defende também eleição interna para diretórios estaduais.

BANHO

O ato foi realizado em uma ampla casa na Vila Madalena, região oeste de São Paulo, que possuía uma piscina logo atrás dos sofás e cadeiras onde se acomodaram os verdes. Em meio aos discursos, Fábio Feldmann perdeu o equilíbrio e caiu na água. Ele deixou o local e pouco depois retornou com roupa trocada.

"Foi o batismo da democracia", disse Marina.

Fonte: Reuters

EM PORTUGAL PESQUISA MOSTRA A OPOSIÇÃO NA DIANTEIRA

O oposicionista Partido Social Democrata conquistaria uma maioria absoluta se uma eleição fosse realizado imediatamente em Portugal, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira, dois dias depois da renúncia do primeiro-ministro socialista.

Os portugueses devem ir às urnas no final de maio ou no início de junho.

O presidente Aníbal Cavaco Silva se reúne com líderes de partidos nesta sexta-feira para consultas que, provavelmente, resultarão na convocação de eleições antecipadas por conta da renúncia de José Sócrates.

A pesquisa publicada no jornal Diário Econômico, mostra 46,7 por cento de apoio ao PSD, cerca de um ponto percentual a menos do que em fevereiro, mas ainda dando à oposição votos suficientes para conseguir a maioria absoluta.

A pesquisa desta sexta-feira mostrou apoio de 24,5 por cento para os socialistas, contra 29,1 por cento em fevereiro. O número foi afetado pelos planos do governo de novas medidas de austeridade para lidar com a crise.

Sócrates renunciou na quarta-feira após o Parlamento rejeitar as medidas de austeridade propostas por seu governo de minoria, na tentativa de evitar que o país recorra a um pacote de ajuda internacional.

Os prêmios da dívida do país registraram novas altas recordes na quinta-feira, e as agências de classificação de risco Standard & Poor's e Fitch cortaram a nota da dívida soberana de Portugal em dois pontos após a renúncia de Sócrates.

Sócrates, cujo segundo mandato como premiê terminaria em 2013, disse que disputará um terceiro mandato, mas analistas políticos afirmam que será difícil para os socialistas vencerem a eleição após as dolorosas medidas de austeridade que impuseram.

Eles também afirmam, entretanto, que Sócrates é um político experiente e impetuoso durante campanhas, e que, por isso, uma recuperação dos socialistas não pode ser descartada.

A pesquisa foi realizada pelo instituto Marktest durante 21 e 23 de março. Ela ouviu 805 pessoas.

Fonte: Reuters