segunda-feira, 12 de julho de 2010

Divulgação

MERCEDES-BENZ 400 S HYBRID: PRIMEIRO HÍBRIDO VENDIDO NO BRASIL


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O Mercedes-Benz S 400 Hybrid chega com o status de ser o primeiro carro híbrido (equipado com dois motores – um à combustão e outro à eletricidade) vendido no Brasil. O sedã de alto luxo tem um sistema que carrega automaticamente a bateria e, segundo a montadora, faz uma média de 12,66 km/l. A novidade é vendida sob encomenda por R$ 446 mil (US$ 253,5 mil).

O modelo híbrido é basicamente o convencional S 350 (motor V6 3.5 de 279 cv) com o acréscimo do motor elétrico, que rende 20 cv extras e garante mais agilidade nas retomadas de velocidade. Além disso, o sedã ainda conta com um sistema que desliga o motor em velocidades abaixo dos 15 km/h, ligando-o prontamente assim que o acelerador é acionado.

Toda essa parafernália eletrônica é automática. Na prática, o motorista só percebe o funcionamento se optar por monitorar o sistema na tela do computador de bordo. O carro reaproveita a energia normalmente desperdiçada em desacelerações e frenagens para recarregar a bateria de íons de lítio, que tem vida útil de 10 anos (é do mesmo tipo das que alimentam celulares e laptops, mas de tamanho e voltagem maiores – 240 volts).

Em ação, o motor V6, em conjunto com o elétrico, se mostrou bem dimensionado para o carro, que até então era vendido apenas nas versões V8 no Brasil (S 500 e S 63 AMG). As acelerações e as retomadas são rápidas e não comprometem a segurança na hora das ultrapassagens. O S 400 Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 s e atinge a velocidade máxima (eletronicamente controlada) de 250 km/h. Comparado ao modelo que lhe serviu de origem, o S 350, ele consome e poluiu cerca de 20% menos.

No mais, o S 400 Hybrid traz todos os mimos tecnológicos e de conforto e segurança da Classe S, a mais luxuosa da marca alemã. Destaque para a suspensão a ar com dois ajustes (conforto e esportividade), o sistema de entretenimento multifunção com tela de dupla projeção (o motorista enxerga o computador de bordo, por exemplo, enquanto o passageiro assiste à televisão), o aquecimento e a ventilação dos bancos dianteiros e a assistência de visualização noturna, entre outros.

O sistema é baseado em luz infravermelha, que é invisível ao olho humano e não ofusca os motoristas do tráfego contrário. Dois faróis infravermelhos iluminam a estrada, ampliando a faixa de visão com o farol baixo. Uma câmara infravermelha montada do lado de dentro do parabrisa registra a imagem refletida da estrada à frente exibindo-a no painel de instrumentos.

Fonte: R7

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