quarta-feira, 17 de novembro de 2010

EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA ENCONTRA 3 NOVAS ESPÉCIES DE SAPO NA COLÔMBIA

Una expedición científica encuentra tres ...

O diretor da expedição científica e especialista em conservação de anfíbios, Alonso Quevedo, confirmou que foram encontradas três espécies de sapos que, segundo as primeiras análises, são completamente novas para a ciência.

Entre a novidades, encontra-se um sapo misterioso que tem os olhos com um vermelho intenso da cor de um rubi, outro com um pequeno nariz fino e uma rã que possui brilhos vermelhos nas suas ancas.

As três espécies foram encontradas durante o dia, quando se encontravam ativas, comportamento que os cientistas acreditam não ser usual para a maioria dos anfíbios, disse Quevedo.

O sapo de nariz pontiagudo pertence ao gênero Rhinella y fue encontrado na floresta tropical do Departamento de Chocó na Colômbia.

Além de sua estranha aparência, é bastante incomum o fato de que tais sapos não formam os girinos. Eles põem os seus ovos no solo da floresta e ao romperem a casca, já saem como sapos jovens.

O sapo com os olhos de rubi é um novo gênero para a ciência e foi encontrado no solo de uma floresta a uns 2000 metros acima do nível do mar e que mede de três a quatro centímetros.

Um dos pesquisadores, Robin Moore, informou que nunca viu um sapo com os olhos com uma cor vermelha tão intensa nos olhos, e disse ser " uma característica pouco usual para os anfíbios e seu descobrimento oferece uma grande oportunidade para aprender mais sobre como e porque se adaptou dessa maneira".

Para Moore, o mais importante agora é "proteger estes habitats", pois "no futuro será essencial para assegurar a sobrevivência tanto dos anfíbios como dos benefícios que eles proporcionam ao ecossistema e às pessoas", afirmou.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário