sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

AUMENTA A DÍVIDA PÚBLICA DA GUATEMALA

 
.
Al límite de deuda recomendada



A dívida pública da Guatemala aumentou em quase 50% desde o início da crise econômica. O ICEFI (Instituto CentroAmericano de Estudios Fiscales) indica em seu "Observatoria Nº 130" que ao fiscalizar 2011 o país estará um pouco abaixo do valor crítico da dívida que é de 35% do PIB. O país atualmente deve 29,3% do PIB e esclarece que o aumento da dívida "é um ato de sobrevivência do atual governo".
 
De acordo com o ICEFI, ao final de 2011, cada guatemalteco deverá US$ 849.8 se a dívida pública for dividida entre todos os habitantes do país. 

Jonathan Menkos, especialista em assuntos fiscais e analista do ICEFI, destacou que a partir da crise econômica de 2008 até 2011, a dívida pública do país aumentou em 50%, passanto de 19,5% do PIB para 29,3% do PIB.

Menkos afirmou que entre os indicadores mais importantes há certos estudos que garante que quando a dívida pública de um país passa dos 35% do PIB, "então há uma maior probabilidade de que esse país não pague a dívida".

"O que estamos vendo afinal é um ato de sobrevivência do atual governo, que tampouco poderia pedir-le que reduzissem os gastos públicos em educação, saúde ou em coisas básicas ou vitais (...) sem dúvida houve um incremento da dívida uma vez que neste governo aconteceu a crise mais importante dos últimos 70 anos", afirmou o especialista.

Fonte: La Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário