quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

BRASIL BATE RECORDE NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM 2010

A produção agrícola do Brasil alcançou em 2010 o número recorde de 149,5 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, superando em 11,6% o percentual do ano anterior.

Nesse ano, a produção será 2,5% inferior, com cerca de 145 milhões de toneladas, número similar ao registrado em 2008, que até agora havia sido a melhor colheita do país, conforme a previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado inédito consolida o Brasil como um dos principais celeiros do mundo, contrasta com a redução de 1,3% da área plantada, um claro indicativo do aumento da produtividade do conjunto dos cultivos.

A produção de soja, o principal grão colhido no Brasil, subiu 20,2%, para os 68,5 milhões de toneladas, puxado pelo aumento dos preços que estimularam a expansão do plantio associado às condições meteorológicas favoráveis, que melhoraram a produtividade.

Logo atrás, o milho, segundo grão do país, elevou a produção em 9,4%, para os 56,1 milhões de toneladas. Contou para o bom resultado a ajuda do tempo e a recuperação dos preços, levando mais agricultores optando pelo plantio do cereal.

O arroz registrou uma queda de produção de 10,1%, para os 11,3 milhões de toneladas, o que foi motivado pelo excessivo volume de chuvas registrado no estado do Rio Grande do Sul, onde fica a maior parte das lavouras dessa cultura.

O IBGE calculou que a produção de arroz deve se recuperar neste ano, uma vez que não se espera uma quantia de precipitações desmesurada no sul do país.

Registraram aumentos de produção outros importantes produtos em que o Brasil se destaca como maior exportador do mundo, como a cana-de-açúcar (5,7%), laranja (4,1%) e café (17,6%), grão que sempre alterna anos bons e ruins.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário