quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MÁFIA EM NOVA YORK SOFRE UM DURO GOLPE

A Cosa Nostra acaba de receber nos EUA o que pode ser um dos maiores golpes da história. 127 membros de sete famílias foram presos durante uma operação do FBI, realizada hoje, na costa leste do país, desde Nova Jersey, passando por Nova York até Rhode Island. 


Todos são acusados de chantagem, extorsão, tráfico de drogas e até assassinato seletivo. 

O impenetrável código de silêncio que protegeu durante quase um século a ação criminosa destas famílias voou pelos ares, literalmente falando.

A ação do FBI que teve início durante a madrugada desta quinta-feira, com a colaboração das polícias locais é o resultado da revelações feitas por antigos membros da rede, detidos na década passada.

Eric Holder, fiscal geral dos EUA - equivalente ao ministro da Justiça - viajou nas primeiras horas de hoje de Washington até o Brooklin para detalhar toda a operação contra a máfia. Nela participaram 800 agentes.

Quase cem pessoas são acusadas por 16 delitos pelo Departamento de Justiça. Se trata de membros das cinco principais famílias que operam em Nova York: Os Genovese, Gambino, Colombo, Lucchese e Bonnano. Se somam a estes os De Cavalcante de Nova Jersey. 

As famílias que integravam a Cosa Nostra, que operavam essencialmente na região metropolitana de Nova York e na região de Nova Inglaterra, controlaram durante décadas muitos dos negócios da economia local, como a construção civil. A queda da máfia italiana começou a acontecer quando outras redes de criminosos como as rusas, mexicanas e asiáticas começaram a infiltrar-se no território por eles antes dominados.

O fiscal geral dos EUA disse que a última ação contra a máfia "é um passo importante e que anima a seguir lutando". No entanto admitiu que "a realidade é que está muito distante" de erradicar o crime organizado. "Seguiremos destinando recursos para julgar os responsáveis", concluiu.

Fonte: El País

Nenhum comentário:

Postar um comentário