segunda-feira, 7 de março de 2011

O PRESIDENTE DE MOÇAMBIQUE ARMANDO GUEBUZA E A SUB-SECRETÁRIA AMERICANA SUSAN PAGE DISCUTEM O TRÁFICO DE PESSOAS E A PIRATARIA MARÍTIMA

A problemática do combate ao tráfico de pessoas e à pirataria marítima continuam a preocupar e a dominar as relações de cooperação entre Moçambique e os Estados Unidos de América (EUA).

Com efeito, o Presidente da República, Armando Guebuza, recebeu, na manhã de ontem, a sub-secretária adjunta dos Estados Unidos para Assuntos de África, Susan Page, com quem discutiu, entre outros assuntos de interesse dos dois países, o desrespeito aos direitos humanos.

Pelo que viu e ouviu, Page garante que Moçambique caminha para a implementação destes problemas, razão pela qual, com fundos garantidos, os EUA poderão trazer mais apoios ao país.

“Apesar do constrangimento financeiro por que passam os Estados Unidos, nós temos muitos programas de cooperação, com destaque para o Millennium Challenge Account, que se insere em muitos programas, especialmente no combate ao HIV, e todos eles vão continuar”, disse Page acrescentando que “quando tivermos mais dinheiro vamos ver de que forma vamos cooperar com Moçambique e outros países africanos”.

Acompanhada pela embaixadora dos EUA, Leslie Rowe, a sub-secretária disse ser interesse dos dois países a garantia da transparência na extração de minérios e a promoção da boa governabilidade, aspecto em que Moçambique já mostra sinais de melhoria.

“Temos uma programa robusto e não há quaisquer planos de mudança. Teremos de esperar pela aprovação do orçamento pelo Congresso para vermos como seguir em frente com outros países do mundo, incluindo Moçambique”, disse a fonte para depois avançar “este é um povo muito bom e que está disposto trabalhar, por isso vamos continuar a cooperar e a intensificar o nosso apoio aos diversos programas de desenvolvimento”.

Fonte: O País Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário