quinta-feira, 7 de abril de 2011

PORTUGAL PEDIRÁ SOCORRO À UNIÃO EUROPEIA

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, disse hoje que o país vai pedir ajuda financeira à União Europeia, tornando-se o terceiro integrante da zona do euro a adotar essa medida. 'O governo decidiu enviar à Comissão Europeia um pedido de ajuda financeira para garantir financiamento', disse Sócrates, durante um discurso feito na TV. 'É em nome do interesse nacional que digo ao povo português que precisamos adotar esta medida.'

Um pouco antes do pronunciamento de Sócrates, o ministro de Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, havia dito em entrevista ao Jornal de Negócios que o governo precisaria recorrer aos mecanismos de financiamento da União Europeia diante das atuais condições do mercado de dívida.

Pela manhã, Portugal leiloou um total de 1 bilhão de euros em títulos com vencimento em 6 e 12 meses, volume máximo previsto para a operação. O retorno oferecido pelos papéis, no entanto, aumentou significativamente quando comparado ao de leilões anteriores. Os títulos de 6 meses foram colocados com um yield (retorno ao investidor) médio de 5,117%, ante 2,984% na última operação do tipo, ocorrida em 2 de março. No caso dos títulos de 12 meses, o yield médio foi de 5,902%, ante 4,331% no leilão anterior, realizado em 16 de março.

Portugal precisa resgatar cerca de 4,2 bilhões de euros em bônus em abril e mais 4,9 bilhões de euros em meados de junho. Embora pareça que o governo possui os fundos necessários para o primeiro pagamento, havia dúvidas sobre se ele seria capaz de honrar o segundo pagamento. 

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário