segunda-feira, 30 de maio de 2011

BOPE OCUPARÁ FAVELA DA MANGUEIRA A PARTIR DE JUNHO

Soldados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) vão ocupar a partir do início do mês de junho a Favela da Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro. A ação vai marcar o início da pacificação da comunidade, que irá ganhar a 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio. A ocupação também contará com o apoio de homens do Batalhão de Choque.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança, antes da ocupação do Bope, policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes e da 17ª DP (São Cristóvão), com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), vão fazer uma varredura na Favela da Mangueira. Essa ação está prevista para ocorrer nos próximos dias.

Com a nova UPP, a Secretaria de Estado de Segurança vai concluir o projeto de fechar o cinturão de segurança do Maciço da Tijuca. A região também compreende as comunidades dos morros do Turano, Salgueiro, Formiga, Andaraí, Borel, Macacos e São João.

Essas comunidades ficam próximas ao estádio do Maracanã e do ginásio do Maracanãzinho, dois equipamentos esportivos que serão usados na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Com o fechamento do cinturão de segurança, o trajeto até o complexo esportivo vai poder ser feito desde a zona sul do Rio, passando pelo centro da cidade, sem que se passe ao lado de favelas dominadas por traficantes.

A ocupação da Favela da Mangueira já vem sendo preparada há alguns meses. No último dia 19, o Bope comandou uma operação na comunidade que envolveu 115 policiais militares. A incursão resultou na apreensão de drogas e a descoberta de um túnel de 200 metros, com revestimento e iluminação para abrigar traficantes.

Novas UPPs

A Secretaria de Estado de Segurança informou que até o fim deste ano vão ser implantadas nove UPPs nos complexos de favelas do Alemão e da Penha. Essas áreas estão ocupadas desde novembro do ano passado por forças militares do Exército.

Hoje, o Rio possui 17 UPPs. As unidades instaladas são: Santa Marta, em Botafogo; Cidade de Deus, em Jacarepaguá; Batan, em Realengo; Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme; Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, em Copacabana/Ipanema; Ladeira dos Tabajaras/Cabritos, em Copacabana; Providência, na zona portuária; Fallet/Fogueteiro, em Santa Teresa; Prazeres/Escondidinho, em Santa Teresa; São Carlos/Mineira, no Estácio; Turano, no Rio Comprido; Salgueiro, Formiga, Andaraí e Borel, na Tijuca; Macacos, em Vila Isabel; e São João/Matriz, no Engenho Novo.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário