quinta-feira, 26 de maio de 2011

INVESTIDORES ASIÁTICOS E DO ORIENTE MÉDIO COMPRARAM CERCA DE 25% DA DÍVIDA PORTUGUESA

A Comissão Europeia revelou, hoje, que investidores asiáticos e do Oriente  Médio compraram 23 por cento da dívida nacional.

<p>A procura da dívida portuguesa foi dominada pelos bancos centrais e instituições</p>
Os investidores asiáticos adquiriram 16 por cento dos títulos e os do Oriente Médio, sete por cento dos 4,74 mil milhões de euros de dívida envolvidos nesta operação, realizada através do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF).

A nível europeu, destacou-se a compra do Reino Unido (17 por cento) e da Alemanha/Áustria (14 por cento). A procura foi dominada pelos bancos centrais e instituições (36 por cento), seguindo-se os bancos (32 por cento) e sociedades gestoras de fundos (26 por cento).

O prazo para pagar os 4,75 mil milhões de euros termina a 3 de Junho de 2016.

Hoje o Financial Times avançou que a China está interessada em financiar o resgate de Portugal e vai participar no leilão que se realiza em Junho. Segundo o diário britânico, que cita o presidente do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, a China e outros investidores asiáticos deverão representar “uma percentagem significativa” dos compradores de dívida portuguesa.

Fonte: Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário