quinta-feira, 4 de agosto de 2011

BOVESPA CAI FORTEMENTE NESTA QUINTA-FEIRA COM QUEDA DE 5,72%

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) terminou a quinta-feira com a maior queda desde novembro de 2008, derrubada pelo temor dos investidores sobre uma nova onda de problemas na economia global.

O Ibovespa, o termômetro dos negócios da Bolsa paulista, caiu 5,72%, atingindo os 52.811 pontos. Além da maior desvalorização em quase três anos, a Bolsa atingiu a menor pontuação desde julho de 2009. O giro financeiro foi de R$ 9,64 bilhões.

Nos Estados Unidos, o mercado teve seu pior dia desde o início de 2009. O Dow Jones caiu 4,31%, enquanto o Nasdaq fechou em baixa de 5,07%.

O dólar comercial foi negociado por R$ 1,581, em alta de 1,15% no dia.

O mercado teme que os Estados Unidos entrem em uma nova recessão econômica e que os problemas de dívida da Europa não estão nem perto de serem resolvidos.

Nos EUA, um relatório do Departamento do Trabalho apontou que o número de pessoas que se inscreveu para receber o auxílio-desemprego pela primeira vez chegou a 400 mil na semana passada, praticamente estável em relação à semana anterior.

O dado foi o último a se somar a outros sinais de desaceleração que fizeram as Bolsas caírem ao longo da semana: uma queda no consumo das famílias, uma redução no ritmo de alta no setor manufatureiro e o fraco crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre.

Na Europa, o BCE (Banco Central Europeu) sinalizou que está comprando títulos governamentais em resposta à crise da dívida em países da região. Os temores agora são que Itália e Espanha entrem para o grupo de países que precisam de ajuda financeira para superar seus problemas de envididamento.

A Bolsa de Londres caiu 3,42%; Frankfurt teve queda de 3,40%.

No Japão, o governo interveio no mercado de câmbio para reduzir os recentes ganhos do iene.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário