sábado, 6 de agosto de 2011

JOVEM DE 17 ANOS MORRE EM ATAQUE DE URSO POLAR NA NORUEGA

Urso polar em Svalbard (Arquivo)
Um urso polar matou um adolescente britânico e deixou outros feridos no arquipélago norueguês ártico de Svalbard.

No início da manhã desta sexta-feira, o animal atacou um acampamento de jovens que viajavam com a Sociedade Britânica de Expedição Escolar (BSES, na sigla em inglês), uma organização que promove viagens juvenis a locais remotos, a British Schools Exploring Society.

Entre os feridos, estão dois adolescentes e dois adultos que lideravam o grupo.

O jovem que morreu tinha 17 anos. A família pediu que a sua identidade fosse preservada.

Segundo o governo local, um membro da expedição matou o urso a tiros. Os outros adolescentes estão em choque, disseram as autoridades de Svalbard.

“Recebemos a ligação de um grupo de campistas britânicos falando que tinham sido atacados por um urso polar, que uma pessoa estava morta, outras estavam feridas e que precisavam de assistência”, disse uma porta-voz do governo local.

“Não há estradas na área próxima à geleira onde o incidente ocorreu, por isso mobilizamos o helicóptero.”

Visitantes frequentes

A região próxima da geleira de Von Postbreen atrai turistas, pesquisadores e aventureiros.
A polícia mobilizou helicópteros para chegar ao local 

O grupo, composto por 80 pessoas, sobretudo jovens entre 16 e 23 anos, havia partido no dia 23 de julho e deveria retornar em 28 de agosto.

Em um post colocado no blog do grupo no dia 27 de julho, um dos membros descreve a experiência de ter avistado um urso polar “por causa de uma quantidade sem precedentes de gelo no fiorde”.

“Todos estavam de bom humor, porque vimos um urso polar flutuando em um bloco de gelo. Desta vez tivemos a sorte de pegar emprestado o binóculo de um gentil norueguês para vê-lo melhor.”

O post afirma que “depois daquela experiência, posso dizer com certeza que todo mundo sonhou com ursos polares naquela noite”.

Os ursos polares são uma das maiores espécies de carnívoros terrestres, alcançando até 2,5 metros de altura e 800 kg de peso.

O vice-governador de Svalbard, Lars Erik Alfheim, disse que esses animais são comuns na região.

“Nestes dias em que o gelo aumenta e diminui, como agora, não é fora do comum encontrar ursos polares. Eles são extremamente perigosos e podem atacar repentinamente.”

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário