quarta-feira, 30 de novembro de 2011

BANCOS CENTRAIS ADOTAM MEDIDAS CONTRA A CRISE

Os bancos centrais das principais economias desenvolvidas informaram nesta quarta-feira que tomarão medidas coordenadas para impedir a falta de liquidez no sistema financeiro global.

O Federal Reserve, o Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais de Canadá, Grã-Bretanha, Japão e Suíça informaram, em comunicado conjunto, que concordaram em reduzir o custo das linhas existentes de swap de dólar em 0,50 ponto percentual a partir de 5 de dezembro, além de outras medidas. A medida serve para facilitar o crédito, injetando dinheiro no mercado.

Outras medidas incluem oferecer acordos bilaterais de swap entre os BCs, para que qualquer banco possa acessar liquidez adicional em suas próprias moedas se necessário. Os acordos de swap valem até 1o de fevereiro de 2013.

Nos Estados Unidos, o Fed observou que os bancos não estão tendo dificuldade agora para obter financiamento de curto prazo. Porém, se as condições piorarem, o Fed informou que tem "uma série de ferramentas disponíveis" para usar como suporte e que elas serão utilizadas de acordo com o necessário.

A surpreendente ação coordenada dos BCs tem o objetivo de impedir que os mercados financeiros globais sejam pressionados de forma que leve a escassez de crédito.

"A proposta dessas ações é aliviar restrições nos mercados financeiros e, por meio disso, mitigar os efeitos de tais restrições sobre a oferta de crédito a consumidores e empresas, ajudando, assim, a fomentar a atividade econômica", informaram os BCs. 

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário