sábado, 14 de janeiro de 2012

DEPUTADO DA GUATEMALA É ASSASSINADO NA VÉSPERA DA POSSE

O deputado guatemalteco Valentín Leal foi assassinado nesta sexta-feira, juntamente com o irmão, na véspera da tomada de posse do novo Presidente, Otto Pérez Molina.

Agentes recolheram provas no local onde Leal foi assassinado
Valentín Leal foi alvejado por um grupo armado no centro da Guatemala. Estava acompanhado do irmão, Erik, que também foi assassinado, tinha decidido recentemente juntar-se ao partido de Pérez Molina, que durante a campanha eleitoral prometeu ter “mão de ferro” no combate à criminalidade.

O carro de Valentín Leal foi atingido por vários disparos – 17 balas, segundo a polícia – num local próximo do Congresso da Guatemala, no centro histórico da cidade. Pérez Molina deplorou o assassínio do deputado, que já tinha recebido várias ameaças de morte desde que foi reeleito, em Setembro.

Segundo testemunhas citadas pela AFP, vários homens que circulavam de motorizada dispararam sobre o carro de Valentín Leal. Um guarda-costas encarregue de proteger o deputado ficou ferido. 

Leal tinha decidido há poucos dias deixar o partido a que pertencia, o Liberdade Democrática Renovada (direita) para se juntar ao Partido Patriota de Molina. Tinha sido eleito em Setembro pelo departamento de Alta Verapaz, onde as forças de segurança da Guatemala combatem membros do cartel da droga Los Zetas, com origem no México.

Nesta quinta-feira Leal tinha estado presente num encontro do Partido Patriota e foi então que anunciou que iria juntar-se à formação do Presidente. Pérez Molina, de 61 anos, toma posse neste sábado, depois de ter vencido a segunda volta das presidenciais de Novembro que disputou com outro candidato de direita, Manuel Baldizón.

A morte de Valentín Leal será agora investigada pela polícia e as autoridades estão a analisar o conteúdo das gravações das câmaras de vigilância colocadas na zona onde o crime ocorreu. 

Fonte: Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário