sexta-feira, 9 de março de 2012

CICLONES PREJUDICAM A PRODUÇÃO MINERAL PESADO EM MOÇAMBIQUE

Os índices de mineração durante Janeiro e Fevereiro foram ainda prejudicados por uma camada de minério de argila rica detectada nas lagoas de dragagem.

A produção de concentrado de mineral pesado da Kenmare, empreendimento de areias pesadas de Moma, foi afetada pelas condições climatéricas adversas, na sequência de ciclones e chuvas tropicais que atingiram vastas zonas costeiras do Norte de Moçambique, nos meses de Janeiro e de Fevereiro do corrente ano.

O mau tempo atingiu diretamente as operações do empreendimento localizado em Topuito, distrito de Moma, a escassos quilômetros do mar, nomeadamente, a dragagem das lagoas onde se extraem as lamas, o funcionamento da fábrica de separação de minerais e as operações de transbordo dos produtos no mar alto.

Como medida de prevenção e de segurança do pessoal e do equipamento, todas as operações eram suspensas, quando o empreendimento fosse ameaçado ou atingido por um ciclone ou por uma depressão tropical, sempre com fortes ventos e chuva intensa.

Também devido às condições climatéricas adversas, a rede nacional da EDM, que abastece o empreendimento de areias pesadas em Topuito, foi várias vezes afectada, o que originou a interrupção no fornecimento de energia eléctrica.

Fonte: O Pais Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário