terça-feira, 10 de abril de 2012

CHINA APRESENTA SUPERÁVIT DE 5,35 BILHÕES DE DÓLARES EM MARÇO

A China registrou um superávit comercial de 5,35 bilhões de dólares em março graças às exportações, levantando a perspectiva de que uma recuperação da economia global esteja elevando as encomendas estrangeiras a tempo de compensar uma desaceleração na demanda doméstica.

O surpreendente retorno a um superávit depois de um déficit de 31,5 bilhões de dólares em fevereiro contrariou as expectativas de um déficit de 1,3 bilhão de dólares, sendo que o aumento de 10,4 por cento nas vendas aos Estados Unidos, na comparação com o ano anterior, ajudou as exportações a crescer mais rápido do que o esperado, mostraram dados da alfândega nesta terça-feira.

As exportações subiram 8,9 por cento na comparação anual, ante expectativa de alta de 7,2 por cento. As importações ficaram abaixo das expectativas, de expansão de 9 por cento, crescendo 5,3 por cento em março ante o ano anterior. Mas os números em geral reforçaram o ponto de vista de analistas de que a economia da China não deve ter problemas em 2012.

"O ponto crucial é que o crescimento das exportações ficou acima dos 6,8 por cento do período entre janeiro e fevereiro, na comparação anual", disse o economista do Crédit Agricole CIB em Hong Kong, Dariusz Kowalczyk.

"A aceleração nas exportações pode estar mais lenta em termos de volume, mas o dado ainda destaca o fato de que a China pode continuar a contar com a demanda estrangeira para compensar parcialmente o enfraquecimento da demanda doméstica", completou.

O comércio foi o principal problema para o crescimento no ano passado, quando a segunda maior economia do mundo registrou seu ritmo mais lento de expansão desde 2009, a 9,2 por cento.

Em março, as exportações para os Estados Unidos -país com a maior relação comercial com a China- foi o ponto alto. Mas os embarques para os 27 membros da União Europeia -o maior mercado geral para os produtos chineses- recuaram 3,1 por cento em relação a março do ano passado.

Os dados de março representam os primeiros números do ano que não sofreram distorções pelo impacto do feriado do Ano Novo Lunar, que neste ano caiu em janeiro e provocou distorções nas comparações, uma vez que em 2011 ele caiu em fevereiro.

Para o primeiro trimestre como um todo, a Administração de Alfândega disse que o valor total das exportações foi de 430,02 bilhões de dólares, enquanto as importações atingiram 429,35 bilhões -levando a balança comercial para o equilíbrio almejado pelo governo, enquanto ele reorienta a economia a se distanciar do foco sobre a demanda estrangeira.

O estatístico-chefe da Administração da Alfândega, Zheng Yuesheng, afirmou à televisão estatal que a China deve registrar superávit comercial no ano, ainda que abaixo do que foi visto em 2011.

O superávit comercial da China recuou pelo terceiro ano seguido em 2011, para 155 bilhões de dólares, ante 183 bilhões em 2010, 196 bilhões em 2009 e 296 bilhões de dólares em 2008.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário