segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CORÉIA DO SUL E MERCOSUL ESTUDAM ACORDO COMERCIAL

Mercosul e Coreia do Sul estão considerando o início de conversações para criar uma área de livre comércio entre ambos, afirmou neste domingo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Adriano Machado/02.01.2011/AFP

O anúncio ocorreu após reunião entre a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Kim Hwang-sik, em Brasília.

"Eles falaram sobre a possibilidade de um acordo comercial Coreia-Mercosul", disse Patriota a jornalistas após a reunião, sem fornecer mais detalhes.

Este seria o mais recente de uma série de negociações comerciais bilaterais que o Mercosul está buscando, em meio à retomada de crescimento do bloco após quase uma década de conflitos internos e crises econômicas.

O bloco sul-americano espera concluir negociações comerciais com a União Europeia até meados de 2011, dando origem à maior área de livre comércio do mundo.

As economias do Mercosul vêm crescendo a uma taxa anual de entre 7,5 e 9 por cento, enquanto o comércio interno, incluindo as transações com a Venezuela --que pode vir a integrar o bloco--, saltaram para quase 40 bilhões de dólares comparado a metade deste montante alguns anos atrás.

O Mercosul é composto por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, que fundaram o bloco. Os demais países da América do Sul são membros associados.

Brasil e Coreia do Sul também buscam maior cooperação em energia nuclear, petróleo e construção naval, afirmou Patriota.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário