sábado, 29 de janeiro de 2011

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL PREVÊ LEVE DESACELERAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL EM 2011

Os participantes do Fórum Econômico Mundial preveem uma leve desaceleração econômica no mundo em 2011 com relação ao índice de 2010, mas, ainda assim, se mostraram otimistas a respeito das perspectivas para este ano.

Na reta final do Fórum Econômico realizado desde quarta-feira em Davos, na Suíça, os analistas previram que, neste ano as economias desenvolvidas crescerão, em média, 2,5% - sendo que a taxa prevista para os Estados Unidos é de 3%, na zona do euro é de 1,5% e nos países emergentes, 6,5%.

A economia mundial enfrenta vários desafios como inflação (no caso das economias emergentes), encarecimento do petróleo e das commodities, "guerra cambial", consolidação fiscal e dívida soberana, no caso da zona do euro.

O presidente do Banco Mundial, Robert B. Zoellick, advertiu sobre o perigo de superaquecimento das economias emergentes e dos riscos derivados da dívida soberana na zona do euro.

A ministra da Economia e Finanças da França, Christine Lagarde, lembrou que o crescimento da zona do euro foi de 1,7% em 2010, com um déficit de 6,4% do Produto Interno Bruto (PIB), e uma dívida de 84%.

Lagarde descartou um rápido crescimento da zona do euro e previu um leve arrefecimento em 2011 em relação a 2010.

Já o ministro de Economia alemão, Wolfgang Schäuble, considerou que a redução do déficit fiscal é a condição para conseguir um crescimento sustentável.

O Governo alemão prevê que a economia alemã cresça entre 2,2% e 2,3% neste ano.

O ministro das Finanças de Índia, Pranab Mukherjee, previu um crescimento econômico de 9% em 2011 para seu país.

As previsões de crescimento para a China para 2011 se situam em 9,6%, contra 10,5% de 2010.


Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário