segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SOBERANIA DO ATACAMA NÃO ESTÁ EM DISCUSSÃO, DIZ PIÑERAS A MORALES

"Não acredito que foi uma brincadeira". Esse foi o comentário que deu ontem o Presidente Sebastián Piñera depois de rever o vídeo no qual o seu colega da Bolívia, Evo Morales, se referia - diante do Congresso do seu país - que o "Atacama antes era da Bolívia. É verdade. Esperamos recuperá-lo logo".

A postura adotada pelo presidente chileno é diferente da declaração feita por Evo Morales, afirmou o porta-voz do governo, Iván Canelas, que disse que o presidente boliviano "gastou uma piada" ao falar sobre a recuperação do Atacama.

Pelo que ficou claro, Piñera ficou sabendo das palavras de Morales ainda muito cedo na manhã de ontem, domingo - que foram emitidas no sábado pela tarde - através da imprensa e que chegou a seus assessores na residência de verão localizada em Lago Ranco, Región de los Ríos.

Segundo Piñera "com a Bolívia temos uma mesa de diálogo que inclui 13 pontos, mas nisto não vou falar em tom de brincadeira mas muito seriamente: O Atacama é e será sendo do Chile, com soberania chilena e isto nunca foi e nem estará nas conversas com a Bolívia".

O próprio Piñera se adiantou e não esperou que seus chanceleres refutassem tais declarações de Morales e ele mesmo as refutou no seu primeiro dia de férias.

Já o chanceler David Choquehuanca, insistiu que a Bolívia deve, ainda este ano, fazer um acordo com o Chile que lhe permita recuperar o acesso ao mar.

Fonte: El Mercurio

Nenhum comentário:

Postar um comentário