quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MULTIDÃO MANTÉM PROTESTOS NO CAIRO

A multidão aumentava de tamanho na praça Tahrir, no Cairo, nesta quarta-feira para o nono dia de protestos que buscam a saída do presidente egípcio, Hosni Mubarak, do poder com uma mensagem clara: "Não sairemos, ele sairá".
O grito ecoava de pessoas na praça, num momento em que os manifestantes se reagrupavam sem se impressionar com a declaração de Mubarak em cadeia nacional no fim da terça-feira prometendo não concorrer a um sexto mandato.

O núcleo dos manifestantes terá de convencer o público a manter o impulso dos protestos para pressionar Mubarak, num país onde grande parte dos egípcios está chocada com a agitação em suas ruas geralmente tranquilas.

Pelo menos 1.500 estavam na praça localizada na região central, que se tornou ponto focal das manifestações que atraíram centenas de milhares de pessoas na terça-feira. Muitos estavam acampados em tendas ou abrigados embaixo de cobertores, determinados a só deixarem o local após a queda de Mubarak.

Faixas de cerca de 20 metros de largura afirmavam: "O povo exige a queda do regime".

Muitas lojas seguiam fechadas no centro do Cairo, mas alguns clientes afirmaram na terça-feira que vários caixas eletrônicos estavam funcionando normalmente.

Embora o serviço de mensagens por SMS estivesse funcionando de forma irregular, algumas mensagens de grande circulação estavam chegando aos seus destinatários. Uma delas, que chegou nesta quarta-feira, dizia: "As Forças Armadas estão preocupadas com sua segurança e bem-estar, e não recorrerão ao uso da força contra este grande povo".

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário