quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

OBAMA QUER MUDANÇAS JÁ, NO EGITO

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na terça-feira ter falado a Hosni Mubarak que a transição de poder no Egito "deve começar agora", não apoiando publicamente o plano do líder egípcio de permanecer no cargo mais seis meses.
Egypt Protest
Obama conversou com Mubarak durante meia hora por telefone depois que o aliado de longa data dos Estados Unidos anunciou planos de deixar o poder em setembro e de não concorrer nas eleições presidenciais.

"O que está claro e o que indiquei nesta noite ao presidente Mubarak é minha crença de que uma transição ordenada deve ser significativa, deve ser pacífica e deve começar agora", afirmou Obama.

Falando na Casa Branca, Obama dirigiu suas observações à juventude egípcia que está nas ruas desde terça-feira da semana passada para exigir reformas democráticas no Egito e o fim do governo de 30 anos de Mubarak.

"Ao povo do Egito, particularmente ao povo jovem do Egito, quero ser claro: nós escutamos suas vozes. Tenho uma crença inabalável de que vocês vão determinar seu próprio destino e aproveitar a promessa de um futuro melhor para seus filhos e seus netos", ele disse.

Depois de dias pressionando Mubarak para resolver as queixas do seu povo, Obama enviou um emissário na terça-feira para exortar particularmente o presidente do Egito a preparar uma transição de poder.

Horas mais tarde, Obama e seus conselheiros assistiram a um discurso gravado de Mubarak, transmitido pela TV estatal do Egito, no qual o líder egípcio disse que não concorrerá nas eleições presidenciais de setembro e que trabalhará nos últimos meses de seu mandato pela transição de governo.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário