segunda-feira, 14 de março de 2011

USINA NUCLEAR SOFRE NOVA EXPLOSÃO NO JAPÃO

O reator número 2 da usina nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, sofreu uma nova explosão às 6h10 do horário local (18h10 do horário de Brasília). A informação é da agência de segurança nuclear do país e o novo abalo ocorreu pouco depois de um comunicado do governo que informava sobre a instabilidade do reator. 

A explosão ocorreu pelo acúmulo de hidrogênio no local.

As autoridades do complexo informaram que Já foram registradas duas explosões que arrancaram partes do teto da usina nuclear, mas que não chegaram a danificar os vasos do reator. Ainda não há informação imediata sobre os danos ocorridos.

Após a explosão, uma agência de notícias japonesa informou que o ministro do Comércio disse que a radiação continuava em nível baixo.

Ajuda para resfriar reatores

O governo do Japão pediu ajuda aos Estados Unidos para resfriar os reatores da usina nuclear de Fukushima, atingidos pelo terremoto e o tsunami da última sexta-feira (11). A informação foi divulgada hoje (14) pela Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC), que recebeu o pedido.

“A NRC considera a possibilidade de resposta ao pedido, que passa por ajuda técnica”, diz comunicado divulgado pela comissão.

O Japão também solicitou à Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) o envio de uma equipe de peritos para tentar controlar o aquecimento dos reatores nucleares.

Na tarde de hoje, funcionários da Tokyo Electric Power informaram que as barras de combustível do reator 2 da usina de Fukushima estão expostas depois de uma baixa considerável no nível de água, usada para resfriar o reator, segundo a emissora pública de notícias do Japão, NHK. Para evitar um superaquecimento ou uma explosão, as equipes da companhia passaram a injetar água do mar.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário