domingo, 27 de março de 2011

VETTEL GANHA A PRIMEIRA

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, confirmou o favoritismo no GP da Austrália e venceu a primeira prova da temporada 2011 da F-1, no circuito de Melbourne, na madrugada deste domingo. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, foi o sétimo, beneficiado com a desclassificação dos pilotos da Sauber.


Atual campeão da F-1 foi seguido por Lewis Hamilton, da McLaren, segundo colocado, e pela surpresa da prova o russo Vitaly Petrov, da Renault, na terceira posição. Fernando Alonso (Ferrari) e Mark Webber (Red Bull) ficaram na quarta e quinta colocação, respectivamente. Jenson Button, da McLaren, foi o sexto.

Sebastian Vettel comemora vitória no GP da Austrália, na abertura da temporada de F-1

Massa, que terminou a prova em nono, acabou beneficiado com a desclassificação dos pilotos da Sauber, que terminaram na sétima e oitava colocação, e pulou para o sétimo lugar. A desclassificação beneficiou também os pilotos Adrian Sutil (Force Indian), Sebastian Buemi (Toro Rosso) e Paul di Resta (Force Indian), que ganharam duas posições, saltaram para oitava, nona e décima colocação respectivamente.


Já Rubens Barrichello, da Williams, teve um fim de semana para lamentar. 

Depois de ir mal nos treinos, ele largou na 17ª colocação e logo no início da prova caiu para última colocação. Quando iniciou uma recuperação acabou tocando no carro de Nico Rosberg (Renault) e os dois rodaram --o alemão abandonou a prova. O brasileiro seguiu, mas acabou desistindo na volta de número 48.

No dia 10 de abril, será disputada a segunda prova da temporada no GP da Malásia, no circuito de Sepang.

A PROVA

A largada do GP da Austrália foi limpa, sem acidentes, e teve como maior surpresa Felipe Massa. Ele deixou a oitava colocação e assumiu a quinta posição. Petrov também foi bem e saiu de sexto para quarto. As decepções ficaram por conta de Alonso, que largou em quinto e caiu para nono, e Rubens Barrichello, que saiu na 17ª posição, mas escapou da pista na curva 3 e caiu para última colocação.

Vettel, Hamilton e Webber conseguiram manter as colocações da largada e já nas primeiras voltas conseguiram se distanciar dos demais concorrentes. O destaque da fase inicial da corrida acabou sendo a disputa entre Massa e Button. O inglês da McLaren ficou na cola do brasileiro e a briga foi acirrada até a 11ª volta, quando o piloto da Ferrari foi ultrapassado --Button cortou caminho e depois foi punido com drive-through.

Massa também foi ultrapassado por Alonso, que havia se recuperado da péssima largada. Quem também se recuperou foi Barrichello. Depois de ficar na última colocação, ele alcançou a 14ª posição na décima volta. Seguiu na briga e chegou a ficar na nona colocação, sua melhor posição, mas acabou cometendo um erro na prova e comprometeu seu desempenho.

Na volta 24, o brasileiro forçou a ultrapassagem sobre Rosberg e acabou tocando o carro do alemão. Os dois rodaram, mas o alemão levou a pior e teve de abandonar a prova, enquanto o brasileiro foi para o box (acabou punido com drive-through). Depois não conseguiu mais se recuperar e acabou abandonando a corrida na volta de número 48 com problemas no câmbio.

"Foi uma corrida cheia de novidades. Na largada, acho que foi o piloto da Sauber me empurrou para a grama. Depois eu me recuperei muito bem, mas na batida com o Rosberg, infelizmente eu não vi. Não tinha intenção de ultrapassá-lo e acabei tocando sem querer", disse Rubens Barrichello à Rede Globo.

Na ponta, Vettel e Hamilton repetiram o treino de classificação e lideram a prova com tranquilidade. Alonso, que chegou a marcar o melhor tempo da prova antes de Massa, se recuperou bem e ficou em terceiro, mas foi ultrapassado por Petrov após a parada no box. O russo conseguiu manter a colocação até o final da prova, encerrando o GP da Austrália como a grande surpresa.

Felipe Massa fez boas voltas no final da prova e registrou o melhor tempo do circuito, com 1min28s947, na volta de número 55. Mesmo assim terminou na nona colocação, marcando dois pontos na F-1. O segundo melhor tempo também foi da Ferrari. Alonso registrou 1min29s487.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA AUSTRÁLIA


1. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - 1h29min30s259 (58 voltas)
2. Lewis Hamilton (ING) - McLaren - +22s2
3. Vitaly Petrov (RUS) - Renault - +30s5
4. Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - +31.7
5. Mark Webber (AUS) - Red Bull - +38s1
6. Jenson Button (ING) - McLaren - +54s3
7. Felipe Massa (BRA) - Ferrari - +85s1
8. Sebastien Buemi (SUI) - Toro Rosso - a 1 volta
9. Adrian Sutil (ALE) - Force India - a 1 volta
10. Paul di Resta (ESC) - Force India - a 1 volta
11. Jaime Alguersuari (ESP) - Toro Rosso - a 1 volta
12. Nick Heidfeld (ALE) - Renault - a 1 volta
13. Jarno Trulli (ITA) - Lotus - a 2 voltas
14. Jerome D'Ambrosio (BEL) - Virgin - a 4 voltas



Não completaram a prova

Timo Glock (ALE) - Virgin
Rubens Barrichello (BRA) - Williams
Nico Rosberg (ALE) - Mercedes
Heikki Kovalainen (FIN) - Lotus
Michael Schumacher (ALE) - Mercedes
Pastor Maldonado (VEN) - Williams



Desclassificados

Sergio Perez (MEX) - Sauber - +65s8
Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber - +76s8

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário