terça-feira, 19 de abril de 2011

PORTUGAL À BEIRA DE UMA QUEBRADEIRA

Uma equipe do Fundo Monetário Internacional (FMI) está em Portugal para negociar um empréstimo ao país. O responsável do FMI, Poul Thomsen, se reúne nesta terça-feira, em Lisboa, com representantes de sindicatos e com os principais banqueiros portugueses.

Na segunda-feira, houve um encontro entre o FMI, a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu, o ministro das Finanças do país e o diretor do Banco de Portugal.

Ajuda Externa

No ínicio do mês, o governo português fez um pedido de ajuda financeira externa. Agora, o FMI e as entidades europeias estudam se poderão responder ao pedido e emprestar 80 bilhões de euros, cerca de R$ 180 bilhões. O dinheiro servirá para as autoridades portuguesas equilibrarem as contas públicas e pagar os juros da dívida do país.

Forças Políticas

Os representantes do FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia já pediram reuniões com todos os partidos políticos com assento no parlamento português, uma vez que o acordo para o empréstimo precisa ter a concordância das forças políticas mais representativas.

Das negociações em curso será feito um memorando de entendimento, que vai ser apresentado na reunião de ministros das Finanças da União Europeia, em maio, em Bruxelas. Só então a ajuda do FMI poderá ser concedida.

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário