sexta-feira, 3 de junho de 2011

BACTÉRIA MORTAL AVANÇA POR 12 PAÍSES E JÁ CHEGOU AOS ESTADOS UNIDOS

O Escritório Regional Europeu da Organização Mundial da Saúde, em Copenhague, informou nesta sexta-feira que a bactéria que já matou 18 pessoas (17 na Alemanha e uma na Suécia) chegou a 12 países.

Cientista mostra colônias da bactéria E. coli

A Síndrome Hemolítico-Urêmica (SUH) e o variante da bactéria intestinal E. coli Enterohemorrágica (EHEC) são responsáveis por 1.516 casos na Alemanha, dois na Áustria, um na República Tcheca, 17 na Dinamarca, seis na França, oito na Holanda, um na Noruega, um na Espanha, 43 na Suécia, dois na Suíça, sete no Reino Unido e dois no Estados Unidos.

Com exceção de dois casos, os infectados residem ou visitaram recentemente o norte da Alemanha durante o período de incubação da infecção.

De acordo com o comunicado, a OMS não recomenda nenhum tipo de restrição comercial relacionada com o surto. A organização também destaca que mantém os seus Estados-membros informados sobre a evolução da doença, além de oferecer ajuda técnica e de pesquisa.

Na quinta-feira, cientistas alemães e chineses conseguiram decifrar o genoma da "E-coli", identificado como um cruzamento até agora desconhecido de bactérias, que ameaça arruinar a colheita de agricultores de toda Europa.

Inicialmente, as suspeitas recaíram sobre os pepinos vindos da Espanha. Mais tarde, autoridades da Alemanha admitiram que ainda não era possível detectar a origem do surto. Mesmo assim, a Rússia proibiu a importação de vegetais da União Europeia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também confirmou que a bactéria E. coli Enterohemorragica pode ser transmitida de pessoa para pessoa através dos sedimentos ou por via oral.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário