quinta-feira, 2 de junho de 2011

INFLAÇÃO EM SÃO PAULO DESACELERA FORTEMENTE EM MAIO

A inflação ao consumidor em São Paulo desacelerou em maio mais do que pela metade e mais que o esperado pelo mercado.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,31 por cento em maio, ante taxa de 0,70 por cento em abril, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira.

Analistas consultados pela Reuters estimavam uma taxa de 0,38 por cento, de acordo com a mediana de 12 respostas que oscilaram de 0,34 a 0,42 por cento.

Os preços do grupo Alimentação subiram 0,19 por cento nesta leitura, ante 0,46 por cento na anterior. Os de Transportes arrefeceram a alta para 0,19 por cento, comparado a 1,44 por cento, com a diminuição do impacto do reajuste dos combustíveis.

Os custos de Despesas pessoais tiveram elevação de 0,41 por cento em maio, contra 0,85 por cento em abril, com um menor efeito da alta dos cigarros.

Os de Saúde também subiram menos, em 0,69 por cento, após 1,55 por cento em abril, quando foram fortemente impactados pelo reajuste dos remédios.

Os preços de Habitação diminuíram um pouco o ritmo da alta, para 0,24 por cento, contra 0,35 por cento, sentindo menos o efeito de reajustes de tarifas como a de energia.

O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário