terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CLASSE C IMPULSIONARÁ TURISMO NO BRASIL EM 2012

Pesquisa mensal da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendada pelo Ministério do Turismo, aponta que em dezembro de 2011, 34% das famílias brasileiras entrevistadas pela Sondagem de Intenção de Viagem do Consumidor tinham planos de viajar. Em 2010, o índice foi menor: 29,7% dos consultados disseram ter a intenção de conhecer outros lugares. Uma das leituras que o estudo permite é que o mercado de turismo, se bem explorado, pode garantir o sucesso de quem empreende neste nicho. 

De 2007 a 2010, o segmento registrou um crescimento de 16%, com 50 milhões de brasileiros viajando no período. Os números positivos empolgam a rede hoteleira, agentes de viagens e operadoras, que têm aproveitado o bom momento da economia brasileira para atrair a Classe C. 

Para o diretor de comunicação da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Luiz Filipe Fortunato, o potencial deste nicho de mercado foi melhor avaliado no segundo semestre de 2010. "Desde então, as operadoras criaram roteiros de viagem com serviços e preços mais acessíveis para atrair esse público", diz. 

Para a associação, é na classe C que o setor deve focar para conseguir os 10% de crescimento estimados para este ano. Mesmo sendo uma projeção menor do que a de 2011 - quando a expansão ficou em 20% -, Fortunato aponta que o mercado continuará impulsionado pela nova classe C. "Temos 100 milhões de clientes potenciais que ainda não viajaram ao exterior", diz ele. Pesquisas da Braztoa indicam que o Nordeste é o destino de viagem mais procurado pelos brasileiros. 

Do ônibus para o avião

Criada em 2003, a Vai Voando definiu a classe D como público-alvo. Com um modelo de negócio diferenciado - adota o sistema pré-pago de passagens e demais serviços -, a empresa já atendeu a mais de 20 mil clientes. 

Para o proprietário da agência, Thomas Rabe, 2012 continuará positivo para o turismo voltado a pessoas de baixa renda. "Este ano, teremos muita gente com renda excedente para comprar pacotes de viagens", diz o empreendedor. A empresa atrai seu público com serviços que facilitam e diminuem os gastos com uma viagem. 

Para Rabe, o que sustenta seu negócio é a migração das pessoas que, antes, viajavam de ônibus e agora utilizam o avião. "No mercado de baixa renda, temos ainda milhões de pessoas migrando do ônibus para o avião. Isso aquecerá novas vendas ao longo deste ano", enfatiza. 

Segundo o empresário, o público cativo de sua agência tem, principalmente, o Nordeste como destino. "A maior procura por passagens aéreas é para Fortaleza, Recife, João Pessoa, Campina Grande, Teresina e São Luís", diz. 

Por sua vez, a CVC apostou em um novo modelo de loja, no fim de 2011. Instalada na estação Butantã do metrô paulistano, por onde passam 45 mil pessoas diariamente, a agência aproveita o grande fluxo de passageiros para mostrar seus serviços. 

Megaeventos esportivos indicam crescimento da procura

A Braztoa prevê que para o setor do turismo crescerá três vezes mais que o Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 2012, com expansão entre 10% a 15%. Os principais fatores que influenciarão nesse crescimento serão a proximidade dos megaeventos esportivos sediados no Brasil - Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014, Copa América de 2015 e os Jogos Olímpicos de 2016 -, assim como o aumento da classe C, que deve manter a tendência de crescimento. 

Fonte: Jornal do Brasil

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