quinta-feira, 8 de março de 2012

PEIXE URBANO ANUNCIA A COMPRA DA GROUPALIA

O Peixe Urbano anunciou há pouco uma aquisição de peso no setor de compras coletivas pela internet. O site comprou as operações do Groupalia em seis países: Brasil, Argentina, México, Chile, Colômbia e Peru. Nos dois últimos, o Peixe Urbano ainda não atuava. O valor do negócio não foi revelado.

Com a aquisição, o site passa dos atuais 16 milhões de usuários cadastrados para mais de 20 milhões. Por enquanto as marcas serão mantidas, mas tudo deverá migrar para "Pez Urbano", o nome em espanhol.

"O ‘namoro’ começou na virada do ano, quando o Groupalia resolveu focar mais o negócio na Europa", diz o sócio-fundador e CEO do Peixe Urbano, Julio Vasconcellos. "Eles já sabiam que estamos em um ciclo de investimento e expansão na América Latina", comenta.

Com o negócio, o Peixe Urbano buscará reforçar a sua posição na América Latina, enquanto o Groupalia concentrará esforços na Europa, através de suas operações na Itália e Espanha, seu país de origem.

Com o objetivo de ajudar os consumidores a explorar os serviços e produtos de sua cidade, o Peixe Urbano inaugurou o negócio de compras coletivas no Brasil em março de 2010, reunindo três amigos empreendedores - Emerson Andrade, Alex Tabor, além de Vasconcellos.

Desde então, diversos competidores foram atraídos para o setor. A empresa estima que no ano passado mais de 2.000 chegaram a atuar no mercado, número que pode estar em 1.000 atualmente. "No começo muitos acharam que era um mercado fácil de aventurar-se e acabaram fechando as portas. Hoje o mercado brasileiro tem forte peso em duas empresas", diz Vasconcellos, ao falar do principal concorrente, o Groupon.

Atualmente, o setor de compras coletivas anda movimentado. Os pequenos negócios não têm sobrevivido à competição com os grandes e há uma onda de aquisições. No início de 2012, o Peixe Urbano anunciou a terceira rodada de investimentos, liderada pela Morgan Stanley Investment Management e pela T. Rowe Price Associates. "Parte dos recursos será usada para expansão na América Latina e parte para serviços complementares ao negócio principal", explica.

A compra do Groupalia é a segunda sua aquisição neste ano. Em fevereiro, a empresa comprou o site de reservas em restaurantes e outros estabelecimentos Zuppa. O objetivo é fazer com que o consumidor consiga já agendar o serviço logo após comprar um cupom. Em 2011, o Groupalia já havia comprado o site brasileiro Oferta X.

"Estamos abertos a novos negócios, mas no momento não temos plano para nenhuma aquisição específica", afirma Vasconcellos.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário