segunda-feira, 16 de abril de 2012

ÍNDIOS OCUPAM MAIS OITO FAZENDAS NO SUL DA BAHIA

Mais oito fazendas foram invadidas no domingo, 15, por índios pataxós Hã-Ha-Hãe no município de Pau Brasil (a 551 km de Salvador), no sul da Bahia. Desde o começo do ano, já são 64 invasões de propriedades.

Segundo a produtora rural Cleire Marta Aguiar, as oito terras foram ocupadas na região do Rio Pardo, onde empregados foram mantidos reféns. “Temos informação de que o administrador da fazenda Indiana foi baleado e está amarrado em poder dos índios”, disse.

Fazendeiros bloquearam as estradas que ligam os dois municípios numa tentativa de evitar a passagem de índios na ocupação de outras fazendas. Uma guarnição da Companhia Independente de Policia Especializada na Região Cacaueira (Cipe) está no local e aguarda a chegada de agentes da Policia Federal de Ilhéus para controlar a situação.

Na sexta, 13, duas outras fazendas foram ocupadas por índios em Itaju do Colônia. Uma dela é a Vitória, onde Ana Maria Santos, 33, foi baleada e morta em uma emboscada no último dia 9. Ela viajava numa caminhonete em companhia do marido, de duas irmãs e um filho de cinco anos. Cerca de duas horas depois, a sede da fazenda foi destruída em um incêndio.

Policiais civis e federais estiveram no local e constataram que foi um ato criminoso, mas não identificaram a presença de índios no local, ficando a suspeita inicial de que o incêndio teria sido provocado por seguranças de fazendeiros.

Ações indígenas

O clima de tensão se instalou na região sul do Estado no inicio deste ano com uma série de ocupações. Os índios buscam na justiça a retomada de 54,1 mil hectares que reivindicam como território original da etnia.

Uma ação ordinária proposta pela Funai, tramita há 29 anos no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a nulidade dos títulos dados pelo governo baiano aos fazendeiros que ocupam essa área, distribuída entre os municípios de Itaju do Colônia, Pau Brasil e Camacan.

Fonte: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário