sexta-feira, 7 de maio de 2010

DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO NO PARÁ


Petrobras lança projetos de biodiesel no Pará, com presença do presidente Lula

A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (6/5), em Tomé-Açu (PA), dois projetos de produção de biodiesel a partir de óleo de palma (dendê), em evento com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto. São eles: uma usina de biodiesel própria, o Projeto Biodiesel Pará, e um projeto de produção de biodiesel em Portugal em parceria com a Galp Energia, denominado Projeto Belém.

A estratégia de suprimento das unidades de biodiesel prevê o plantio de palma em uma das regiões mais afetadas pelo desmatamento no Estado do Pará. Com isso, os projetos trarão benefícios ambientais, com a recuperação destas áreas, proporcionando proteção de solo, equilíbrio ecológico e a reintegração econômica destas regiões com pouca atividade produtiva, além de contribuir com a redução de gases de efeito estufa no ciclo de produção do óleo vegetal e na produção de biodiesel. “O programa lançado hoje representa o casamento entre a proteção ambiental e a geração de emprego digno para milhares de amazonenses.”, ressaltou o presidente Lula.

Durante o evento, Lula também apresentou dados sobre o crescimento da demanda mundial por óleo de palma e das condições favoráveis que o Brasil possui para aumentar sua produção de forma sustentável e ordenada. “O óleo de palma é uma das commodities agrícolas mais valorizadas em todo o mundo. Na ultima década seu consumo mundial saltou de 21 milhões de toneladas para 45 milhões de toneladas, representando 1/3 de todo o mercado de óleo vegetais do mundo. O Brasil sozinho consumiu no ano passado 450 mil toneladas de óleo de palma, volume três vezes superior ao consumo de 2005. No entanto, respondemos somente por 0,5% da produção mundial. Somos um dos países com melhor solo e clima para plantação de dendê. Existe uma grande demanda mundial por óleo de palma, que seja produzido de forma social e ambientalmente correta.”, disse Lula.

Os projetos também apresentam impactos econômicos e sociais positivos para a região. Serão gerados sete mil empregos diretos, sendo cerca de 5.250 no setor agrícola e 1.750 na área industrial e de logística e ainda serão envolvidos 2.250 agricultores familiares no plantio de palma.

Leia mais no blog

http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados

Nenhum comentário:

Postar um comentário