sexta-feira, 7 de maio de 2010

ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL INAUGURA NAVIO

APÓS 13 ANOS, BRASIL INAUGURA SEU PRIMEIRO NAVIO

fotos-de-navios-1

O primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) será lançado ao mar e batizado hoje (7), no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca, Pernambuco, em solenidade com a presença do presidente Lula. A embarcação, do tipo Suezmax, tem 274metros de comprimento e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo.
Trata-se da primeira embarcação de grande porte construída no Brasil a ser entregue ao sistema Petrobras em 13 anos.
“Há 20 três anos o último petroleiro foi encomendado no Brasil”, diz Sérgio Machado, presidente da Transpetro. Para ele o país não tem opção de ter ou não navios – a opção é ter navios próprios ou de terceiros. “Os fretes vão embora, os salários vão embora e os impostos vão embora”, acrescenta ele.
O presidente do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), Angelo Bellelis, ressalta que este é o primeiro navio construído em Pernambuco, apesar de todos os problemas enfrentados com a formação da mão de obra neste dois últimos anos.
Sérgio Machado destaca que o EAS é um estaleiro de quarta geração e que com a curva de aprendizagem, a partir da construção do primeiro navio, a produtividade será aumentada.
O EAS construirá 22 navios do Promef, sendo 10 (dez) Suezmax (160 mil tpb ), cinco Aframax (110 mil tpb), quatro aliviadores Suezmax com posicionamento dinâmico e três aliviadores Aframax com posicionamento dinâmico.

Saiu no http://portosenavios.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário