quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ESTADO DE SAÚDE DE NELSON MANDELA PREOCUPA A ÁFRICA DO SUL

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, foi hospitalizado na noite passada e ainda que a Fundação Mandela tenha afirmado de que se trata de "exames de rotina", segundo a Rádio Talk Radio 702, o Premio Nobel da Paz, de 92 anos, foi atendido por pneumologistas, o que levou preocupação a familiares e amigos do ex-presidente que acham que seja para tratamento de um pneumonia.

A hospitalização de Mandela causou uma forte inquietação no país. Políticos e meios de comunicação fizeram eco imediato, enquanto a preocupação se estende entre a população, dada a sua grande popularidade. Mandela foi transferido de sua casa para o hospital de Milpark em Johannesburgo.

O dirigente do Congresso Nacional Africano (CNA) fez um pronunciamento depois logo após que a notícia de sua hospitalização causou rumores sobre sua a piora de seu estado de saúde. "Pedimos a população que não faça declarações sem fundamento. É preciso ter muita calma e não espalhar o pânico, já que não há razão para isso", afirmou o CNA a Reuters.

Os rumores aumentaram depois que o também prêmio Nobel da Paz e arcebispo emérito da Cidade do Cabo, Desmond Tutu, declarou que o achou "debilitado". O líder "não está está em perigo", diz o comunicado emitido pela Fundação Mandela. 

O ex-presidente sofre do mal de Alzheimer e em 2001 também foi diagnosticado um câncer de próstata.

Familiares e amigos de Mandela, assim como correligionários do CNA estão no hospital, onde também se concentraram muitos jornalistas e grande parte da população.

Fonte: El País

Nenhum comentário:

Postar um comentário