quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PARA ALÁN GARCÍA O TEMA BOLÍVIA E CHILE CONSTITUI UMA RELAÇÃO BILATERAL

Logo após assinarem um acordo de cooperação relacionado às fronteiras entre ambos governos, o Presidente peruano Alán García e o seu colega Sebastián Piñera destacaram o momento que vivem as relações entre os dois países, em meio ao litígio no Tribunal de Haya.
Durante uma longa entrevista a imprensa, que começou por volta da 12:45, horário do Chile, o presidente peruano disse que "um tema que nos separe cada vez mais irá desaparecendo e vai depender de advogados que finalmente dirão o que terá que ser dito".
No entanto, García enfatizou o caráter bilateral da relação entre os dois países, e deixou claro, ainda que sem mencioná-lo de maneira explícita, o sonho marítimo da Bolívia, deixando claro de que se trata de um tema bilateral.
"Que ninguém se aproveite deste tema. Este é o problema. Que ninguém intervenha, porque esta é nossa relação bilateral de confluência e o tema Bolívia e Chile é uma relação bilateral.
"Desejaríamos, caso haja uma solução, ótimo, é o natural, mas não intervimos porque é um tema bilateral, e esperamos que isto seja conduzido assim e que tudo possa nos aproximar de maneira permanente", enfatizou.
Alán García ainda declarou que as relações entre os dois países estão muito boas e que os dois países estão conscientes de suas economias e sociedades e de que ambos os países vivem o melhor momento de sua relação.
Já o presidente chileno disse esperar que a visita de García ao Chile "nos permita dar uma passo mais, em uma só direção, que é levar uma melhor qualidade de vida, um maior bem-estar e uma vida mais plena e mais feliz para nossos povos", afirmou.
Fonte: La Tercera

Nenhum comentário:

Postar um comentário