terça-feira, 5 de abril de 2011

CRISE NO JAPÃO PREOCUPA AÇÕES DE DESMINAGEM EM MOÇAMBIQUE

O embaixador do Japão em Moçambique, Susumu Segawa, garante que não haverá quaisquer alterações nos programas de apoio às ações de desminagem em curso no país. 


Segawa, citado pela “AIM”, reafirmou a garantia à margem das cerimônias centrais alusivas ao Dia Internacional de Sensibilização e Assistência aos Programas de Ação Contra Minas, que tiveram lugar segunda-feira no distrito da Moamba, província de Maputo.

Desta forma, o diplomata nipônico renovava o compromisso do seu país de continuar a apoiar a desminagem no país, não obstante a recente tragédia de 11 de Março último, que fustigou aquela potência econômica da Ásia e do mundo, na sequência de um sismo e tsunami de largas proporções. 

Segundo Segawa, o governo nipónico canalizou, em 2010, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), três milhões de dólares americanos e um outro pacote financeiro calculado em quatro milhões, na forma de apoio direto, elevando para sete milhões destinados às acções de desminagem. 

A fonte apontou, por outro lado, a chegada ao país, em finais de Março último, de uma máquina de desminagem mecânica como prova do compromisso do Japão no apoio à acção contra minas. A desminagem mecânica é muito importante para garantir a celeridade do programa de acção contra minas, dado que a máquina, segundo o embaixador, em 30 dias faz o trabalho de 50 sapadores. “Por dia, a máquina clarifica uma área na qual seria necessário colocar 150 sapadores a desminar’’, disse o diplomata nipónico, acrescentando que o seu país ainda não alterou o programa de cooperação no domínio da desminagem. 

Helen Gray, representante da “Halo Trust’’, Organização Não Governamental (ONG) norte-americana responsável pela operação, disse, por seu turno, que o financiamento do governo do Japão é concentrado na província central de Manica.

“Assinamos um novo contrato com o governo nipónico que vai até Março de 2012’’, revelou Helen Gray, anotando que o apoio japonês é valioso para as actividades de desminagem em Manica, esperando que continue na mesma periodicidade, com vista a assegurar a consumação das metas estabelecidas. 

Fonte: O País Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário