terça-feira, 5 de abril de 2011

DENGUE TIPO 4 CHEGA A SÃO PAULO

O vírus da dengue tipo 4 está circulando também no Estado de São Paulo. Há alguns dias uma mulher de São José do Rio Preto, 438 km de São Paulo, foi diagnosticada com esse tipo da doença. A paciente foi tratada e já está curada, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.

O vírus da dengue tipo 4 nunca havia sido identificado em São Paulo. Este é o primeiro caso da história do Estado, segundo a secretaria da Saúde.

O Brasil passou 28 anos sem registrar nenhum caso do tipo 4, mas ele foi reintroduzido no país em 2010. De lá para cá, já foram notificados casos no Amazonas, Pará, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro e Roraima.

O vírus não é mais agressivo do que os outros, mas aumenta o risco de epidemia porque menos pessoas estão imunizadas contra o vírus desse tipo.

Segundo o Ministério da Saúde, a dengue tipo 4 circula há vários anos em países do Caribe e da América Latina, como a Venezuela, que faz fronteira com o Brasil.

É importante destacar que os sintomas de uma pessoa infectada por qualquer sorotipo da dengue são absolutamente os mesmos. Acontece que sucessivas infecções por qualquer um dos sorotipos aumentam a chance de a pessoa ter a forma grave da doença e, consequentemente, morrer.

Qualquer pessoa que tenha suspeita de dengue deve tomar bastante água e evitar remédios à base de ácido acetilsalicílico, como a Aspirina, o Bufferin ou Somalgin.

Os sintomas da doença podem variar, mas geralmente incluem dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e no fundo dos olhos, além de febre. O paciente deve dirigir-se imediatamente a um hospital ou posto de saúde.

Os mosquitos transmissores da dengue são chamados Aedes aegypti (aēdēs é uma palavra grega que significa “odioso” e ægypti vem do latim e quer dizer “do Egito”). Ao contrário de outros mosquitos, são ativos e picam durante o dia, principalmente na região dos tornozelos.

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário