terça-feira, 30 de agosto de 2011

EXPANSÃO ECONÔMICA DA ÍNDIA CAI EM 7,7% NO SEGUNDO TRIMESTRE

A economia da Índia cresceu 7,7 por cento nos três meses até junho, a menor expansão dos últimos seis trimestres, com mais lentidão prevista devido às elevações do juro básico, à inflação alta e às condições globais piores.

Embora a alta do Produto Interno Bruto (PIB) da terceira maior economia asiática tenha ficado abaixo de 8 por cento pelo segundo trimestre seguido, espera-se que o banco central continue com o aperto monetário para combater a inflação, que segue acima de 9 por cento.

O crescimento no segundo trimestre excedeu ligeiramente a previsão de 7,6 por cento feita em uma pesquisa da Reuters. No primeiro trimestre, a economia avançou 7,8 por cento.

"O número de crescimento reforça a visão de que, embora esteja desacelerando, o crescimento não está colapsando, como o temido por alguns", avaliou Ashutosh Datar, economista da IIFL em Mumbai. Ele afirmou que é provável outra alta de 0,25 ponto percentual no juro básico durante a próxima reunião do BC indiano, em 16 de setembro.

O setor manufatureiro indiano cresceu 7,2 por cento no segundo trimestre sobre o mesmo período do ano passado, uma melhora em relação ao trimestre anterior, mas abaixo da expansão de 10,6 por cento registrada entre abril e junho do ano passado.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário