domingo, 28 de agosto de 2011

PILOTO DE ASA-DELTA MORRE AO SALTAR DURANTE CAMPEONATO NO VALE DO PARAÑA

Um piloto de asa-delta morreu na tarde deste sábado (27/8) ao saltar da rampa no Vale do Paranã, localizada em Planaltina de Goiás, há 90km de Brasília. O acidente ocorreu entre 13h e 13h30 durante a 36ª edição do Campeonato Brasileiro de voo livre.

O corpo do juiz Enio Wilson Alves dos Santos, de 39 anos, estava a 500 metros da asa-delta, em uma fazenda na região de São Gabriel, em Goiás. Havia deformações no crânio e ferimentos no tórax. O Instituto Médico Legal foi até o local e fez a retirada do corpo.

A Polícia Técnica e Científica de Goiás constatou que ele caiu de aproximadamente 600 metros de altura. Além disso, a ponta esquerda da asa-delta estava quebrada e o paraquedas permanecia fechado. A perícia, que deve sair em 15 dias, vai mostrar se o acessório de segurança foi acionado ou não durante o acidente. O piloto morava no Rio de Janeiro.

Para Ricardo Ortega de Souza, um dos organizadores da competição, é pouco provável que o acidente tenha sido causado por alguma falha no equipamento. "Eu acredito que tenha sido um problema com o voo mesmo". Segundo ele, Enio deve ter enfrentado fortes térmicas, que são ventos quentes que ajudam os pilotos na subida, mas que também podem jogar o atleta com muita força para baixo. 

"O vento pode ter jogado ele contra a vela e a asa acabou quebrando. Enio deve ter perdido os sentidos e acabou caindo", explica Ortega. "Foi uma fatalidade. Essa não é a primeira e nem a última vez que algo assim acontece. Esse é um esporte de alto risco", avalia.

Ainda de acordo com Ricardo Ortega de Souza, essa é uma época de fortes térmicas em Brasília. E justamente por isso é a melhor para a prática do voo livre, porque a asa-delta sobe com mais força. 

Os pais da vítima moram em Brasília e aguardavam a aterrissagem do filho na Esplanada dos Ministérios. Por conta do acidente, a organização do evento suspendeu a premiação que aconteceria após o término desta etapa, que foi a última do Campeonato Brasileiro de Voo Livre.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário