domingo, 28 de agosto de 2011

VETTEL VENCE MAIS UMA CORRIDA

O alemão Sebastian Vettel ampliou sua vantagem na liderança do Mundial na manhã neste domingo. O piloto de 24 anos venceu o Grande Prêmio da Bélgica e a Red Bull garantiu mais uma dobradinha, já que o australiano Mark Webber chegou em segundo. O britânico Jenson Button (McLaren) completou o pódio.

AFP PHOTO / JOHN THYS

Depois de passar três corridas sem vencer e ver Vettel terminar em quinto na Alemanha, a Red Bull consolida seu domínio na temporada. Atual campeão mundial, o piloto alemão ganhou pela 17ª vez na carreira, a sétima em 2011. Em 75 corridas, ele contabiliza 30 pódios e 640 pontos.

Vettel largou na pole position e perdeu a liderança para o alemão Nico Rosberg (Mercedes), mas recuperou a posição na terceira volta. Webber, por sua vez, chegou a cair do terceiro para o nono posto na largada. Ambos também fizeram uma dobradinha no Grande Prêmio da Turquia-2011.

Entre os brasileiros, o melhor foi Felipe Massa (Ferrari), oitavo colocado. Em seu retorno à categoria, Bruno Senna (Renault) ficou em 13º e Rubens Barrichello (Williams), em 16º. Já o alemão Michael Schumacher (Mercedes) comemorou seus 20 anos na Fórmula 1 com o quinto lugar após começar em último.

A Corrida

A largada do Grande Prêmio da Bélgica foi movimentada. O alemão Nico Rosberg (Mercedes) pulou da quinta para a primeira colocação, deixando o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) em segundo. Já o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) ganhou um posto e tomou o terceiro lugar.

O britânico Lewis Hamilton (McLaren) foi da segunda para a quarta colocação e o australiano Mark Webber (Red Bull), em mais uma largada sofrível, caiu do terceiro para o oitavo lugar. O brasileiro Rubens Barrichello (Williams), por sua vez, perdeu quatro postos e ficou em 18º.

Um dos destaques do treino classificatório, Bruno Senna (Renault) começou a prova no sétimo lugar, mas o brasileiro, substituto do alemão Nick Heidfeld, tocou na Toro Rosso do espanhol Jaime Alguersuari logo na primeira curva e precisou visitar os boxes para trocar o bico. Para completar, foi punido pela organização e precisou retornar aos boxes.

Na terceira volta da corrida, Vettel ultrapassou Rosberg e retomou o primeiro lugar. Dois giros depois, Massa tentou atacar Rosberg e acabou ultrapassado pelo espanhol Fernando Alonso (Ferrari). Hamilton aproveitou e também deixou o piloto brasileiro para trás.

Vettel fez a primeira parada na sexta volta e deixou a liderança com Rosberg. No giro seguinte, Alonso passou o alemão e tomou a ponta. Após voltar dos boxes, Hamilton se envolveu em um acidente com o japonês Kamui Kobayashi (Sauber) e bateu forte, na 13ª volta. Ele aparentemente ficou inconsciente por alguns segundos, mas deixou o carro andando.

O carro de segurança entrou na pista e muitos pilotos aproveitaram para visitar os boxes. A corrida recomeçou depois de três voltas e, na 18ª, Vettel ultrapassou Alonso, retomando a ponta. Enquanto o alemão abria cada vez mais vantagem, o britânico Jenson Button (McLaren), que largou em 13º, fazia uma prova de recuperação.

Na 30ª volta, Alonso foi para os boxes. Em seguida, Vettel e Webber fizeram o mesmo. Desta forma, Button, que havia parado apenas uma vez até então, chegou a assumir a liderança por alguns momentos, mas foi ultrapassado pelo alemão da Red Bull no 33º giro.

Massa largou em quarto e chegou a brigar pelas primeiras colocações, mas precisou fazer sua terceira parada no 34º giro em função de um pneu furado, tendo a sua corrida significativamente prejudicada. Na 37ª volta, Webber tomou a segunda posição de Alonso e proporcionou a dobradinha da Red Bull. A dois giros do final, Button superou o espanhol e conseguiu um lugar no pódio.

Confira o resultado final do Grande Prêmio da Bélgica:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1h26m44s893
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) 
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) 
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) 
10 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) 
11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) 
13 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) 
14 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) 
15 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) 
16 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) 
17 - Jerome d'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) 
18 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) 
19 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) 

Não completaram:

Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) 
Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) 
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) 
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) 
Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari)

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário