sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FARIÑAS É PRESO 3 VEZES EM 72 HORAS

O dissidente cubano Guillermo Fariñas foi detido e liberado três vezes nas últimas 72 horas pelas autoridades cubanas por desobedecer ordens de não realizar atividades públicas com mais de três pessoas.

"O objetivo é neutralizar as atividades dissidentes", disse o diretor da ONG Comisión de Derechos Humanos y Reconciliación Nacional, Elizardo Sánchez.

A mãe de Fariñas confirmou que ele foi detido pela terceira vez em três dias.

"Saíram umas 20 pessoas para fazer uma oferendas com flores. Andaram somente umas duas quadras e foram levados", disse Alicia Hernández, a mãe de Fariñas por telefone, direto de Santa Clara, onde ele residem com a sua família. 

Fariñas foi liberado na sexta-feira, depois de várias horas na cadeia, de sua segunda prisão e comentou que a polícia lhe advertiu que não retornasse a realizar atividades públicas com mais de três pessoas. No entanto, ele garantiu que iria realizar o seu plano de colocar flores no busto de José Martí.

No dia 28 de janeiro é comemorado o 158 aniversário de nascimento de José Martí.

Fariñas, de 49 anos, em 2010 realizou uma greve de fome de mais de 130 dias para exigir a libertação de presos políticos que posteriormente saíram graças a intervenção da igreja com o governo.

No fim do ano ele recebeu o premio Sájarov aos direitos humanos, um prêmio que foi questionado pelas autoridades cubanas que o acusaram de ser um instrumento de castigo para os países subdesenvolvidos que não se vendem aos seus interesses e desejos.

Fonte: AOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário