sábado, 12 de março de 2011

BREGA É BOMBARDEADA POR GADDAFI

A força aérea fiel a Muammar Gaddafi bombardeou novamente a localidade de Brega, a cerca de 110 quilômetros de Ras Lanuf, onde continuam os combates entre as forças ligadas ao coronel e os milicianos rebeldes, segundo uma fonte da oposição.

"Nossos homens seguem em, pelo menos, parte de Ras Lanuf", disse à Agência Efe o porta-voz rebelde, Mustafa Geriani, que indicou que militares profissionais continuavam participando da defesa destas localidades, consideradas a principal linha defensiva rebelde, cujo posto avançado, Benghazi, fica situado a cerca de 450 quilômetros.

Alguns moradores começaram a abandonar Brega, que já foi bombardeada nesta semana pela força leal a Muammar Gaddafi, cujos carros de combate impuseram superioridade com apoio por terra e mar.

Por outra parte, Geriani, que considerou que os avanços e retrocessos da frente de combate era uma situação normal de qualquer enfrentamento, insistiu na importância do reconhecimento internacional dos rebeldes como interlocutores do povo líbio.

"Com o reconhecimento do Conselho Nacional (de Transição Interino) esperamos que o povo deixe Gaddafi", disse o porta-voz

As tropas do coronel, que travaram durante toda a semana duros combates em Ras Lanuf, ameaçam Brega e Ajdabiya, a 170 quilômetros ao sul de Benghazi.

Esta cidade, transformada na retaguarda dos milicianos e principal reduto rebelde antes de Benghazi, é fundamental por constituir a principal rota de comunicação com a capital provisória do CNTI (Conselho Nacional Transitório Interino).

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário